Aparelhos Eletrônicos

 

Visualizando as Fotos nas Câmeras Digitais

Visualizando as Fotos

A maioria de câmeras digitais no mercado tem uma tela LCD, que significa que você pode ver sua foto imediatamente. Esta é uma das grandes vantagens de uma câmera digital: Você tem um retorno imediato da foto que tirou. Uma vez que a imagem sai do sensor CCD (pelo ACD e um microprocessador), está pronto para ser visto no LCD.

Naturalmente, este não é o fim da estória. Ver a imagem em sua câmera perderia seu encanto se isso fosse tudo que você pudesse fazer. Você quer poder carregar a foto em seu computador ou enviá-la diretamente a uma impressora. Há diversas maneiras de armazenar imagens em uma câmera e depois transferir as fotos para um computador.

Digitando Informação

Nas seções que seguiram, passamos rapidamente sobre um dos detalhes técnicos mais importantes de modo que nós pudéssemos simplificar a explanação da cor.

Você aprendeu que a luz é convertida em carga elétrica; mas as cargas elétricas que acumulam no CCD não são sinais digitais que estão prontos para serem usados por seu computador. A fim de digitalizar a informação, o sinal deve ser passado através de um conversor análogo-para-digital (CAD). A interpolação é manuseada por um microprocessador depois que os dados foram digitalizados.

Pense em cada photosite como balde ou poço, e pense nos photons de luz como pingos de chuva. Enquanto os pingos de chuva caem no balde, a água acumula (na realidade, a carga elétrica acumula). Alguns baldes têm mais água, e alguns baldes têm menos água, representando seções mais brilhantes e mais escuras da imagem. Continuando com a analogia, o CAD mede a profundidade da água, que é considerada informação análoga. Então converte essa informação a forma binária.

Compressão

Muita memória é consumida para armazenar uma foto com mais de 1.2 milhões de pixel. Quase todas as câmeras digitais usam algum tipo de compressão de dados fazer os arquivos menores. Há duas características das imagens digitais que fazem a compressão possível. Uma é repetição. A outra é irrelevância.

Você pode imaginar que através de uma determinada foto, determinados padrões se desenvolvem nas cores. Por exemplo, se um céu azul preenche 30 % da fotografia, você pode estar certo que algumas tonalidades do azul serão repetidas várias vezes. Quando as rotinas de compressão se aproveitam dos padrões que repetem, não há perda de informação e a imagem pode ser reconstruída exatamente como foi gravada. Infelizmente, isto não reduz os files mais do que 50 por cento, e às vezes não vem nem perto desse nível.

Irrelevância é um ponto mais complicado. Uma câmera digital grava mais informação do que é o olho humano pode detectar. Algumas rotinas de compressão se aproveitam deste fato para jogar fora alguns dos dados mais sem sentido. Se você necessita de files menores, você precisa estar disposto a dispensar mais dados. A maioria das câmeras oferece muitos diferentes níveis de compressão, embora não o chamem assim. Mais provavelmente elas irão oferecer diferentes níveis de definição. Isso é a mesma coisa. Uma definição mais baixa significa mais compressão.

Resolução: Imprimindo Fotos

Há muitas tecnologias diferentes usadas na impressão. Aqui nós iremos falar sobre impressoras inkjet , que usam muitos métodos diferentes. Em geral, fabricantes de impressoras irão anunciar a resolução da impressora em pontos por polegada (dpi). Porém, todos esses pontos não são criados igualmente. Uma impressora pode colocar mais gotas de tinta (preto, azul, vermelho ou amarelo) por ponto do que uma outra.

Por exemplo, impressoras feitas pela Hewlett Packard e que usam a tecnologia PhotoREt III podem colocar uma combinação de 29 gotas de tinta por ponto 29, gerando aproximadamente 3,500 cores possíveis por ponto. Isso pode parecer muito, mas a maioria das câmeras pode capturar 16.8 milhões de cores por pixel. Então essas impressoras não podem reproduzir a cor exata de um pixel com um único ponto. Ao invés disso, elas devem criar um grupo de pontos que quando vistos de uma distância eles se misturam para formar a cor de um único pixel.

A regra básica é dividir a resolução da cor da sua impressora por quatro e então você terá a qualidade máxima por foto gerada pela sua impressora. Então para uma impressora 1200 dpi, uma resolução de 300 pixels por polegada seria o máximo de qualidade que essa impressora é capaz de fornecer. Isso significa que com uma imagem de 1200x900 pixel, você poderia imprimir uma figura de 4- por 3-polegadas.No entanto, na prática, resoluções mais baixas do que isso, geralmente fornecem uma qualidade adequada. Para fazer com que uma impressão adequada chegue perto da qualidade de uma fotografia tradicionalmente revelada, você irá precisar de mais ou menos 150 a 200 pixels por polegada de tamanho de cópia.

Nessa página , a Kodak recomenda o seguinte como resoluções mínimas para diferentes tamanhos de cópia :

Tamanho de Cópia

Megapixels

Resolução de Imagem

Carteira

0.3

640x480 pixels

4x5 polegadas

0.4

768x512 pixels

5x7 polegadas

0.8

1152x768 pixels

8x10 polegadas

1.6

1536x1024 pixels

Resolução: Web e E-mail

Você pode ou não precisar de muita resolução, dependendo do que você faça com as suas fotos. Se você não está planejando fazer mais do que apenas expor suas fotos em uma Webpage ou enviá-las por e-mail, então a resolução 640x480 tem muitas vantagens:

  • A memória da sua câmera irá guardar mais fotos nessa baixa resolução do que em resoluções maiores.
  • Irá levar menos tempo para transferir as fotos da câmera para o computador.
  • As imagens tomarão menos espaço no seu computador.
Por outro lado se seu objetivo é, imprimir fotos grandes, você definitivamente irá querer tirar fotos com resolução alta e precisa de uma câmera com muitos pixels.

Fonte : www.camerasdigital.com.br

Visualizando as Fotos nas Cameras Digitais