Aparelhos Eletrônicos

 

Muitos querem HDTV. Poucos sabem usá-la

Está pensando em comprar um televisor de alta definição? Está com muitas dúvidas sobre o que comprar?

Você deve ter notado, nas lojas que visitou que você não está sozinho. Na realidade, não apenas você está confuso a respeito ( e não tem coragem de admitir) mas os próprios vendedores das lojas especializadas tem as mesmas ou mais dúvidas que você. Isso ocorre aqui no Brasil ou nos Estados Unidos. De acordo com um estudo da Consumer Reports , publicação especializada em pesquisas relacionadas a consumidores e produtos de consumo, 10% dos americanos está pensando em trocar seus televisores convencionais  por modelos de tela plana. E, outros 8% declararam que gostariam de comprar um televisor já pronto para a recepção de HDTV, já que nestes meses a sazonalidade de vendas de produtos é baixa e os preços costumam cair devido às liquidaçòes das grandes lojas.

Tony Venezia, um consultor de vendas da loja Magnolia, (do grupo BestBuy, em Dallas), afirmou que as vendas de eletrônicos já haviam se aquecido bem antes do Natal do ano passado.

Mas, agora, que as vendas estão em baixa, os fabricantes não estão sentados, esperando a situação mudar. Estão focando os 18% de americanos que desejam os televisores, principalmente os 8% que querem modelos de alta definição.

A principal preocupação está em ensinar aos usuários o que eles podem obter com o HDTV, já que poucas pessoas realmente sabem como colocar um canal HD na tela do televisor. E, segundo a pesquisa, a maioria não sabe nem que eles não sabem como utilizar a tecnologia de alta definição.

Outro estudo do Leichtman Research Group Inc afirmou que 20% dos consumidores que possuem HDTV em suas residências, nos Estados Unidos, acreditam que estão assistindo programações em alta definição, quando, na verdade, o conteúdo exibido é em definição standard.

Isto é causado porque o consumidor, com medo de muitas perguntas ou ser taxado de ignorante, foi até uma loja, comprou um televisor “moderninho”. Chegou em casa, ligou no seu cabo convencional  assumiu para si mesmo que o que estava assumindo era em alta definição.

O Sr. Venezia, da Best Buy afirmou que esse tipo de confusão na cabeça do consumidor é normal: “quase 99% dos meus clientes não tem a mínima idéia sobre qual tipo de equipamento ou serviços agregados eles precisam para assistir conteúdos em HDTV” afrimou.


Outro fator que acabou confundindo a cabeça do consumidor foi a recentemente encerrada guerra dos formatos. HD-DVD e Blu-ray duelaram pelos últimos dois anos tentando conquistar cabeças e mentes dos consumidores. Essa guerra só serviu para gerar mais dúvidas em usuários leigos que não sabiam o que conectar ao seu televisor para ver um simples DVD em alta definição.

Mesmo com o fim da guerra, muitas lojas ainda oferecem “pontas de estoque” de produtos HD-DVD, tanto reprodutores como discos, o que deve fazer com que consumidores com um formato em casa, possam ser levados a comprar, por engano, um software de outro formato.

Na verdade, a maioria dos consumidores que acreditam ter um reprodutor de DVDs de alta definição em suas residências, possuem apenas um reprodutor com resolução standard.

De acordo com a pesquisa da Leichtman, 40% dos possuidores de TV de alta definição, afirmam que tem em suas residências um reprodutor de alta definição, HD-DVD ou Blu-ray. Se essas afirmações fossem verdadeiras, o número de equipamentos afirmados seria muito superior ao que foi vendido efetivamente.

Essa confusão foi um dos motivos que fez a Panasonic criar a turnê “Living in High Definition” (vivendo em alta definição). O evento, que roda as principais cidades americanas é uma oportunidade para os consumidores conhecerem um pouco mais sobre a tecnologia. Usando o TV de plasma de 103 polegadas, vendido no mercado americano por 70.0000,00 dólares, a empresa tenta explicar à pessoa comum quais os benefícios da alta definição.

Jeff Samuels, um porta voz da empresa disse que a educação do consumidor é a chave para o sucesso de uma companhia. “As pessoas estão muito interessadas em HD, mas temos certeza que as pessoas não estão tão certas sobre o que isso significa” ele disse. “Muitas pessoas acreditam que tem alta definição em casa, pois vêem o selo da emissora dizendo que aquela transmissão é em HDTV. Elas não entendem que não basta à transmissão ser em alta definição. O receptor também tem que ter a tecnologia”.

Mas, apesar das tentativas da indústria em educar o consumidor, os esforços parecem ser em vão. O estudo da Leichtman mostrou que a somente 41% das pessoas que compraram um televisor HDTV foi lhes dito que eles precisariam conteúdo, também em HDTV. O estudo ouviu 1300 consumidores nos Estados Unidos.

Se você está considerando comprar um TV de alta definição, veja, aqui, alguns detalhes que devem ser levados em conta:

- Determine onde você vai assistir a programação. Televisores LCD tendem a funcionar melhor em ambientes claros que os de plasma. Mas, estes, com os seus “tons de preto” melhores que os dos LCD funcionarão melhor em ambientes escuros.

- Quando for comprar um televisor de alta definição, você terá que se certificar que existe transmissão nessa tecnologia em sua região. No Brasil, por exemplo as transmissões estão apenas começando em algumas cidades.

- Certifique-se que o seu novo televisor possui entradas suficientes para conectar todos os equipamentos que você planeja ter. Duas ou três entradas HDMI são o mínimo necessário nos dias de hoje.

- Considere se vai comprar via Internet ou fisicamente em uma loja. Preços de varejistas on-line costumam ser mais baixos, mas as lojas tem a vantagem de poder mostrar o produto ao vivo e você poderá comparar a imagem e som de diversos modelos lado a lado.

Autor: Victor Godinez / The Dallas Morning News
Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br

 

Muitos querem HDTV. Poucos sabem usa-la