Aparelhos Eletrônicos

 

Como escolher o tablet ideal

Tablets são, talvez, o elemento mais desejado dos aficionados por tecnologia no momento, da mesma forma que os notebooks viram sua popularização no início da década passada. Mas quais são os critérios a serem levados em consideração na hora de comprar o seu "computador de mão", com tantas opções disponíveis no mercado?tablet

De acordo com o IDC (International Data Corporation), cerca de 450 mil tablets devem ser comercializados no Brasil até o final de 2011. Independentemente de qual você queira, uma coisa é válida de se dizer logo de início: se você pretende comprar um iPad ou um Galaxy por serem "mais populares", levando apenas a fama da marca em conta, muito cuidado - você pode pagar muito caro por um produto que não lhe é indicado.

Desta forma, o Olhar Digital preparou um breve guia de pontos-chave que você deve sempre estudar antes de comprar o seu tablet, e descobrir quais dessas vantagens fazem sentido para você.

Conexão:

No Brasil, é de costume que as empresas de telefonia móvel vendam tablets já com suporte tanto ao sinal wi-fi quanto ao sinal 3G. Aqueles que contém o último, evidentemente, serão mais caros, pois oferecem conexão constante à internet. Boa parte dos vendedores tentará empurrar a venda para esse modelo, então a primeira coisa que você deve pensar é para que você quer um tablet?

Se você é um usuário pouco dependente da internet móvel, não há necessidade do sinal 3G. Usuários deste perfil não tem o hábito de acessar redes sociais constantemente nem a necessidade - corporativa ou pessoal - de abrir e-mails a todo momento.

Tablet

Logo, pagar por um plano de dados que você não vai usar é gastar dinheiro por nada. Compre um roteador (se bobear, você até já possui um na sua casa), monte uma rede sem fio na sua casa e seja feliz (e econômico). E se você passa grande parte do seu tempo em casa ou no trabalho (que também deve ter uma rede Wi-Fi), o 3G passa a ser ítem supérfluo.

Porém, a conexão 3G pode ser imprescindível para outros: com ela, você pode atualizar qualquer rede social sempre que tiver vontade, além de alguns aplicativos demandarem atualização logo quando são iniciados. Além disso, quem não gosta de fazer streaming de videos durante o almoço? Sem o 3G, isso pode se tornar um problema...

Tamanho da tela

Se você gosta de jogar em seu tablet, ou assistir a vídeos e conteúdo via streaming, exibir apresentações de fotos e outras funções mais visuais, o tamanho da tela é um ponto importante a se notar. Mas vale a dica: maior nem sempre é melhor. Às vezes, uma tela menor comporta uma definição de imagem melhor do que o modelo "maiorzinho".

Reprodução

Isso é especialmente notável quando você assiste videos. Preste atenção na vivacidade das cores, se o quadro é inteiramente capturado na tela ou se você deve expandi-lo manualmente (tipo o "double tap" do iPad) e, em caso de expansão manual, veja se não há alguma alteração no vídeo, tipo quadros serrilhados ou quebrados, como se fosse um arquivo de baixa qualidade.

Sistema operacional

Você curte Android ou iOS? Aposta no ressurgimento do WebOS ou vai de BlackBerry até morrer? Independente da sua escolha, saiba que basear sua preferência de SO apenas no famoso "achismo" popular é uma ideia bem furada. Primeiramente, todos os sistemas oferecem opções de interação: streaming de vídeo nativos, aplicativos oficiais das principais redes sociais, GPS e previsão de tempo - tudo isso compreende a necessidade básica de qualquer usuário - e todas as fabricantes sabem disso.

A gama de aplicativos terceirizados ainda favorece a Apple em números, mas vale lembrar: o Android Market já começa a receber tanta atenção quanto a AppStore - embora a Apple leve vantagem em números, o Google vê seu sistema operacional crescer vertiginosamente, em um ritmo que a empresa da maçã, ao menos por hoje, falha em acompanhar.

Reprodução

Também pesa na decisão o fato de que o iOS pode ser mais leve e mais seguro, mas é uma plataforma completamente fechada, ao passo que o Android, mesmo com seus problemas de vírus e malwares distribuídos, oferece opções de customização bastante superiores, o que justifica, por exemplo, a preferência de usuários mais técnicos.

Não faremos juízo de valores apontando "qual é melhor" aqui, mas, na hora de comprar um tablet, leve em consideração aquele que mais se adequa às suas necessidades e a seu gosto.

Componentes

Até agora, falamos muito da parte de software de um tablet, mas muitos usuários deixam de comprar um tablet porque, por exemplo, a camera não possui uma resolução boa. A grosso modo, os componentes adicionais - uma camera com pelo menos 3 megapixels, entradas para cartões de expansão de memória, suporte a dispositivos externos como caixas de som - tudo isso também tem certo peso na compra, dependendo de que tipo de usuário estamos falando.

Hoje, já existe uma variedade imensa de gadgets desenvolvidos especialmente para tablets: teclados externos, caixas de som, amplificadores de câmeras e antenas são apenas alguns que valem ser citados. O interessante aqui é que você imagine uma ocasião da sua vida em que um determinado recurso seria útil: aquela festa com os amigos, que só teve fotos borradas e fora de quadro, teria sido melhor registrada com uma câmera com mais resolução?

E os "xing-ling"?

Reprodução

Veja outro artigo sobre os Tablets chineses (veja aqui ou aqui) - uma que gerou muita discussão, diga-se de passagem.

Um dos principais atrativos dos tablets do outro lado do mundo é o fato de a maior parte deles só dar suporte ao sinal wi-fi. O sistema operacional também já vem de fábrica: Android, normalmente na versão 2.x (e sem possibilidade de atualização). O principal atrativo dos "xing-ling" reside no preço: enquanto iPads e Galaxies saem da prateleira por, em média, R$ 1.500,00, um tablet chinês tem o custo máximo de R$ 750,00.

O interessante aqui é que, normalmente, os "xing-ling" saem das mesmas fábricas de onde saem os líderes de mercado. Embora eles possuam configurações menores tanto no software quanto no hardware, tablets chineses podem ser a opção para quem sempre sonhou em ter um computador de mão, mas não tem a moeda necessária para pagar um.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br

Como escolher o tablet ideal para comprar