Aparelhos Eletrônicos

 

Tablet que bicho é esse?

Computadores em forma de prancheta são uma das novas tendências da tecnologia pessoal

Por: André Cardozo

Os tablets foram apresentados ao mundo no início de 2010 e, com o lançamento do iPad, ganharam força e prometem ser uma das principais tendências da tecnologia pessoal para os próximos anos.

Leia também:
Os tablets que devem disputar a atenção dos consumidores em 2011

Mas afinal, o que é um tablet e o que você pode fazer com ele? Confira a seguir as respostas para essas e outras perguntas sobre tablets.

O que é um tablet?

Um tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque. Para ter uma idéia de como é um, basta pensar em um “iPhone gigante”, com tela entre 7 e 10 polegadas. Todos os tablets já vem com conexão Wi-Fi e alguns também usam conexão 3G.

Já posso comprar um tablet?

Sim. No Brasil há vários modelos distribuídos oficialmente, como o Galaxy Tab, da Samsung e o iPad da Apple. Outras grandes marcas também já vendem seus tablets no Brasil. Fora esses, há dezenas de modelos "genéricos" disponíveis em sites de comércio eletrônico. O número de tablets de grandes fabricantes disponíveis no Brasil deve aumentar ainda mais nos próximos meses.

Qual o preço?

No Brasil, os preços começam na faixa de R$ 300,00 até R$ 3000,00.

Quem fabrica?

Por enquanto, Apple, Samsung, Dell e Asus são alguns dos nomes mais famosos. HP e Motorola também já lançaram seus tablets.

O que posso fazer com um tablet?

O principal foco dos tablets está no acesso à internet. Navegação na web, e-mail e leitura e edição de documentos simples são algumas das principais atividades que podem ser feitas com eles. Além disso, é possível assistir a vídeos, ver fotos e ouvir músicas. Devido a limitações de poder de processamento e interface, não é viável trabalhar com programas pesados, como o Photoshop ou abrir arquivos pesados de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint.

Quais os sistemas usados nos tablets?

No momento, são basicamente quatro. A aposta da Microsoft é o Windows 7, que está em alguns tablets da HP e da Asus voltados principalmente para uso em empresas. O segundo sistema é o Android, do Google, baseado em Linux. Ele está em tablets da Motorola e da Dell.

Além desses, há o iOS, usado no iPad, da Apple. O quarto concorrente de peso é o webOS. Ele será usado nos tablets da HP.

Além desses, há muitas variações do sistema Linux criadas por cada fabricante.

Os tablets são similares aos e-books?

No tamanho, sim. Mas as semelhanças param por aí. As telas dos tablets são coloridas e sensíveis ao toque, enquanto as dos e-books são monocromáticas e não respondem à pressão dos dedos. E-books servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto tablets possuem outras funções.

Fonte : http://tecnologia.ig.com.br

Tablet que bicho e esse