Aparelhos Eletrônicos


Parte 1    Parte 2    Parte 3

Como Funcionam os HD-DVDs - Parte 1

Introdução


Se você assistia a filmes em fitas de vídeo, provavelmente se lembra da primeira vez em que viu um DVD. De repente, o vídeo e o som tinham uma qualidade muito melhor. Também era possível pausar o vídeo sem distorcer a imagem, pular de um capítulo para outro e dar zoom em uma cena. Quando os estúdios começaram a adicionar faixas de comentários, "extras" e várias opções de áudio ao DVD, a impressão era que a tecnologia tinha chegado ao auge. Ninguém poderia imaginar uma maneira melhor de assistir a um filme gravado do que em um DVD.

Mas aí as TVs ficaram bem maiores.

Os DVDs ficam melhores quando exibidos em telas de 36 polegadas, ou seja, os DVDs nem sempre conseguem vencer o desafio dos televisores de alta definição (HDTV). Para armazenar e rodar filmes de alta definição, é necessário um disco que tenha capacidade de guardar mais informações, como o HD-DVD (High Density Digital Versatile Disc - Disco Digital Versátil de Alta Densidade ou High Definition Digital Video Disc - Disco Digital de Vídeo de Alta Definição). O HD-DVD armazena de 15 GB a 30 GB de dados. Neste artigo, falaremos sobre a diferença entre HD-DVDs e DVDs e sobre como anda a briga entre o HD-DVD e o Blu-Ray.

A idéia básica por trás do HD-DVD é bem simples - parece um DVD e funciona como tal, mas armazena muito mais informação. Um DVD é capaz de armazenar duas horas de vídeo em definição padrão, mas o HD-DVD tem capacidade para mais de 48 horas.

Se você sabe como funciona o DVD, então já conhece bastante do HD-DVD. Um DVD armazena informações em uma série de cavidades microscópicas organizadas em uma espiral bem comprida. Um laser vermelho lê estas cavidades do outro lado, enxergando-as portanto, como lombadas. As lombadas refletem a luz do laser para um sensor. Componentes eletrônicos dentro do aparelho lêem as informações do sensor como um sinal digital. Veja Como funcionam os DVDs para aprender mais sobre como o DVD faz isto.


Uma visão simplificada do que acontece dentro de um aparelho de DVD. O aparelho de HD-DVD é bem parecido com este, mas envia o sinal digitalmente ao invés de convertê-lo para analógico.

Um HD-DVD usa os mesmos princípios - tem uma camada de lombadas que refletem a luz de um laser para um sensor, criando um sinal digital. Os HD-DVDs têm também exatamente o mesmo tamanho dos DVDs (120 milímetros de diâmetro e 1,2 milímetros de espessura). Mas três diferenças fazem com que eles possam armazenar muito mais informações que os DVDs:

  • usam lasers azul-violeta de 405 nanômetros em vez de lasers vermelhos de 650 nanômetros;
  • as cavidades são menores e as trilhas são mais próximas umas das outras;
  • usam compressão mais eficiente para diminuir o tamanho dos arquivos que armazenam.
Mudar a cor do laser pode parecer pouca coisa, mas o comprimento de onda mais curto do laser azul-violeta é o que permite que as cavidades dos HD-DVDs sejam menores e que elas fiquem mais próximas umas das outras. Em outras palavras, o disco pode ter distância entre trilhas bem menor. Os DVDs comuns têm distância entre trilhas de 0,74 micrômetros, enquanto os HD-DVDs têm distância entre trilhas de 0,40 micrômetros. Seria a mesma diferença entre escrever com uma caneta de ponta fina e um marcador.

A diferença entre o laser vermelho e o azul é como a diferença entre uma caneta de ponta-fina e um marcador

A outra grande diferença entre os DVDs e os HD-DVDs é o tipo de compressão da informação no disco. A maioria dos DVDs usa compressão MPEG-2. Os HD-DVDs podem usar o MPEG-2 também, mas geralmente usam o MPEG-4, mais eficiente, que permite uma qualidade de vídeo maior com tamanho de arquivo menor. Os HD-DVDs também podem usar a compressão VC-1 (ou Windows Media).

Por fim, os avanços da tecnologia fazem com que o aparelho de HD-DVD leia as informações do disco e envie para a TV cerca de três vezes mais rápido que os aparelhos de DVD. Ele também envia o sinal para a HDTV em formato digital, usando a Interface Multimídia de Alta Definição (HDMI), evitando a perda de qualidade causada pela conversão para o sinal analógico.

Para poder desfrutar de toda a resolução oferecida por um HD-DVD, será preciso ter uma TV de alta definição (HDTV). Em TVs comuns, o ganho de qualidade não é perceptível. As HDTVs já estão disponíveis no Brasil desde 2003. Para ter certeza de que o aparelho é compatível com o formato digital, o melhor é procurar pelo "HD Ready"

Uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem sobre o HD-DVD (além de "ele é melhor que o Blu-Ray?") é se os antigos DVDs vão se tornar obsoletos. Vamos ver o que provavelmente vai acontecer com os aparelhos e os discos quando as pessoas migrarem para a nova tecnologia.

Definição padrão x alta definição
Você está se perguntando qual a diferença entre definição padrão e alta definição? A definição padrão (SD) usa 525 linhas de pixels do topo à base. A alta definição (HD) usa até 1125 linhas. Nem todas as linhas são visíveis na tela, mas são incluídas no sinal.

Parte 1    Parte 2    Parte 3

Fonte: http://www.hsw.com.br

Como Funcionam os HD-DVDs - Parte 1