Curso - Física na Refrigeração - Condução

Índice
Ar Condicionado Condução Produção de calor
Calor Corrente de Convecção Temperatura
Calor Latente Eletricidade Termostato
Calor Sensível Escalas termométricas Radiadores
Condensador Evaporador Refrigeradores domésticos
Combustão Fricção Refrigeração
Compressor Gás Freon Rendimento

Condução

Quando dois objetos de temperaturas diferentes se tocam, o calor se transfere entre eles. As moléculas do objeto mais quente chocam com as do mais frio, passando um pouco da sua energia.

Ao segurar um objeto metálico e colocá-lo em contato com uma fonte quente, por exemplo uma chama ou uma xícara de café ou chocolate, depois de algum tempo a pessoa perceberá que o objeto também ficará quente.

Isso acontece por causa da condução, ou seja, a transmissão de calor através das moléculas que compõem o metal, ou qualquer outro meio material.

 

Corrente de Convecção

Convecção é o tipo de transmissão de energia térmica em que essa energia é transmitida por massas fluidas que se deslocam de uma região para outra em virtude da diferença de densidade dos fluidos existentes nessas regiões.

Podemos encontrar, em nossa vida diária, várias situações em que as correntes de convecção desempenham um papel importante. A formação de ventos, a circulação de ar no interior da geladeira e condicionadores de ar e outros.

As correntes de convecção nos refrigeradores surge no ar interno, onde faz-se o resfriamento da camada superior destes, tornando-os mais densos e consequentemente mais "pesados" fazendo-os descer e empurrando as camadas inferiores que estão mais quentes e menos densas para cima onde irão ocupar o lugar deixado pelas massas mais frias e assim criar uma corrente de ar.

 

Fonte: www.cepa.if.usp.br

Curso - Fisica na Refrigeracao - Conducao