Regulador de Pressão de Gás 

O Regulador de Pressão para gás é um dispositivo que, acoplado ao botijão de gás doméstico, permite a redução de pressão do botijão (em torno de 100 libras) para uma pressão parecida com a pressão de um sopro forte (em torno de 0,5 libra).

Sua utilização é essencial para o bom funcionamento do sistema de gás que alimenta fogões e fogareiros. No Brasil, a norma do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia) prevê o vencimento de um regulador doméstico por um prazo de 5 anos da data da sua fabricação.

O Regulador não pode ser adulterado em suas especificações de fábrica, sob a possibilidade de colocar em risco seu utilizador ou consumidor final.

Instalação:

para instalar corretamente o regulador no botijão, coloque o regulador na posição vertical sobre a válvula do botijão. Em seguida, use apenas as mãos para apertar a borboleta, girando no sentido horário. Jamais use ferramentas pois o excesso de força pode danificar o regulador e criar um risco de vazamento.

Para verificar se há vazamento, faça um teste com espuma de sabão - jamais use fogo - e, se a espuma crescer ou borbulhar, é sinal de que há um vazamento. Persistindo o vazamento, chame a autorizada que fornece o regulador ou o botijão para obter assistência. Em caso de cheiro forte de gás feche o registro do regulador de pressão, afaste as pessoas do local e abra portas e janelas para ventilar o ambiente.

Não ligue interruptores de luz nem aparelhos eletrônicos. A faísca causar uma explosão. Caso o vazamento persista, retire o regulador de pressão do botijão e chame a assistência técnica de sua região. Fonte: Cartilha de segurança do Inmetro.

História:

O Regulador de Pressão é uma invenção alemã, datada de 1922, quando da disseminação dos primeiros fogões a gás. Seu inventor, o alemão Hanz Alexander Schumman, não teria, segundo consta, interesse no dispositivo em si ou na sua comercialização.

Pretendia apenas, obter um redutor de pressão entre o botijão, que continha aproximadamente 100 libras, para pressão de sopro, aproximadamente 0,5 libra. No entanto, com o passar do tempo, indústrias ligadas ao ramo perceberam na instalação que precede o fogão uma boa e lucrativa fonte de renda.

Dos primeiros reguladores de pressão, grandes e desajeitados, aos leves e versáteis modelos de hoje passou-se um bom tempo. Hoje, os reguladores podem ser encontrados em qualquer boa casa do ramo.

No Brasil:

No Brasil o grande líder fabricante de reguladores para gás tem mais de 80 anos. A Aliança Metalúrgica é o maior fabricante com mais de 75% do mercado brasileiro, cncorrendo com empresas regionais periféricas como a Vinigás,Yanes, Imar e Apis-Delta.

A grande propagadora da cultura de troca de reguladores a cada 5 anos e a maior expert nesses dispositivos chama-se Daysi Maria Whitaker K. Lowestein.

O mercado:

O mercado, embora saturado, é promissor para novos dispositivos e a população, ávida por novidades, tem certamente no regulador com indicador uma ótima opção para renovação de seu dispositivo, muitos deles já vencidos e com chances de criar problemas aos seus portadores.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regulador_de_pressão

 

Curso de fogao Regulador de Pressao de Gas