Curso Componentes Elétricos do Refrigerador

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2 - MOTORES COM TORQUE NORMAL DE PARTIDA - PSC

esquema eletrico PSC

Desconecte o capacitor de marcha dos terminais S e R. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com
a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados abaixo:

a) L1 e o terminal 3 do protetor e entre L2 e o terminal R do compressor :Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto.

b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.

c) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.

d) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.

e) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.

f) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor: O ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor. Se o ponteiro do
ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e deve ser substituído.

Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o protetor térmico e o capacitor por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas. Pode-se ainda mudar o esquema de ligação para CSR usando um relê e um capacitor de partida adequados, com a intenção de aumentar o torque de partida.

Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.

 

3 - MOTORES COM TORQUE NORMAL DE PARTIDA - PTCSIR

esquema eletrico PTCSIR

Usando ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador
aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados abaixo:

a) L1 e o terminal 3 do protetor e entre L2 e o terminal R do compressor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto.
b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.

c) Retire o relê PTC do compressor, e meça a continuidade entre os terminais que estavam conectados aos terminais S e R do compressor: Se não houver continuidade, substitua-o por outro de mesma especificação. Este teste deve ser realizado com o PTC frio.

d) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.

e) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.
Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê PTC e o protetor térmico por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas.
Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.

4 - MOTORES COM TORQUE NORMAL DE PARTIDA - PTCSCR

Esquema eletrico PTCSCR

Desconecte o capacitor de marcha dos terminais do relê PTC. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados a seguir:

a) L1 e o terminal 3 do protetor e entre L2 e o terminal R do compressor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto

b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.

c) Retire o relê PTC do compressor, e meça a continuidade entre os terminais que estavam conectados aos terminais S e R do compressor: Se não houver continuidade, substitua-o por outro de mesma especificação. Este teste deve ser realizado com o PTC frio.

d) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.

e) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.

f) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.

g) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor: O ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor. Se o ponteiro do
ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e deve ser substituído.

Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê PTC, o protetor térmico e o capacitor por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas.

Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.

5 - MOTORES COM ALTO TORQUE DE PARTIDA - CSIR (relê amperométrico)


Esquema eletrico CSIR

Desconecte o capacitor de partida do circuito. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados abaixo:

a) L1 e o terminal 3 do protetor e entre L2 e o terminal 2 do relê: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto.

b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.

c) Retire o relê do compressor, mantenha-o na posição de montagem (na vertical com a bobina para baixo) e meça a continuidade entre os terminais 1 e S: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, os contatos do relê estão fechados e este deve ser substituído por outro de mesma especificação.

d) Medindo ainda entre os terminais 1 e S do relê, vire-o de cabeça para baixo: Nesta posição deve haver continuidade. Se não houver continuidade, os contatos estão danificados e o relê deve ser substituído.

e) Terminais 2 e M do relê (bobina): Deve haver continuidade. Se não houver continuidade - substitua o relê por outro de mesma especificação.

f) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.

g) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.

h) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.

i) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor: O ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor. Se o ponteiro do
ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e deve ser substituído.

Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê, o protetor térmico e o capacitor por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas.

Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.

6 - MOTORES COM ALTO TORQUE DE PARTIDA - CSR


esquema_eletrico_SCR

Desconecte as ligações entre os terminais 2 e 4 do relê voltimétrico e os terminais R e S do compressor. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados a seguir:

a) L1 e o terminal 5 do relê, entre L2 e o terminal 4 do relê e demais ligações entre relê, protetor e compressor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto.

b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.

c) Retire o relê voltimétrico do circuito e meça a continuidade entre os terminais 1 e 2: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, os contatos do relê estão danificados e este deve ser substituído por outro de mesma especificação.

d) Terminais 5 e 2 do relê (bobina): Deve haver continuidade. Se não houver continuidade substitua o relê por outro de mesma especificação.

e) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.

f) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.

g) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor de marcha: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.

h) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor: O ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor. Se o ponteiro do
ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e deve ser substituído.

i) Repita os itens “g” e “h” para o capacitor de partida.

Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê, o protetor térmico e os capacitores por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas.

Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído. Continua na Parte 3.

Fonte: http://www.tecumseh.com/pt/south-america

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Curso Componentes Eletricos da Geladeira - Parte 2