Dako

Parte 1    Parte 2

Década de '60 - Pela terra e pelo ar, a DAKO expandia seus domínios e reforçava seu posicionamento no mercado :

A década de '60 foi marcada por uma série de transformações em todo mundo e, sem dúvida, essas mudanças refletiram também na sociedade e no comportamento dos brasileiros. Em nosso País, um dos marcos dessa época foi a inauguração de Brasília, em 1960.

Os irmãos Villas-Boas continuam sua peregrinação para o Oeste, semeando novas cidades e fazendo contatos com tribos de índios até então desconhecidas . Em meio a essa expansão, a DAKO também aumenta cada vez mais seu posicionamento no mercado.

Joaquim Penteado, cuja atividade preferida é pilotar aviões, voa todo fim-de-semana pelo interior do Estado de São Paulo e de todo o País em visita aos pontos de revenda DAKO. Desde essa época a direção empresa já deixava clara sua preocupação com o andamento dos negócios, acompanhando minuciosamente cada passo do crescimento.

Enquanto "Seu Joá" fazia seus caminhos pelos ares, por terra seu espírito de pioneirismo é igualado pelo de seus vendedores, que correm o Brasil de trem ou em boléia de caminhão, levando a marca DAKO aos locais mais distantes do Brasil. Os produtos DAKO, cada vez mais destacados pela sua qualidade e resistência, eram ideais para esses lugares remotos.

Década de '70 - A DAKO bate recordes de produção e acompanha a ascensão do papel da mulher na sociedade :

Os anos 70 - também conhecidos como "os anos negros da Ditadura Militar" - representam um período difícil na História do Brasil. Mesmo com as contradições políticas da época, a DAKO não parava de crescer e de conquistar o mercado.

O Governo divulga os anos 70 como sendo "a época do milagre econômico" e o consumo brasileiro cresce a olhos vistos. Os negócios prosperam: industriais e comerciantes têm que se adaptar ao novo ritmo acelerado do mercado, enfrentando uma concorrência agressiva e sofisticada.

É também uma época de grandes transformações na sociedade em todo mundo: a participação crescente da mulher além das fronteiras domésticas e o fim do seu papel como uma simples dona-de-casa torna-a mais exigente, querendo produtos práticos e funcionais.

Nesse momento, os fogões Dako consolidam-se como um produto indispensável nas casas brasileiras. DAKO torna-se um nome que passa de mãe para filha, de geração para geração. Mais uma prova de qualidade e da fidelização dos consumidores.

Para atender à demanda, a DAKO organiza seu parque fabril em linhas de montagem mais rápidas e produtivas, e acompanha as mudanças com novos modelos. É uma época de lançamentos que fizeram história: o Vedete (na década anterior, em 65), o Vedete Floral em 1972 e o Comodore Palace Hotel, em 1979. A produção atinge cifras recordes.

Porém o grande sucesso da época foi a segunda versão do modelo Palace Hotel, a gás, que surgiu em 1970, com uma produção mensal de cerca de 12.000 unidades. Ao final da década, mais precisamente em 1978, a DAKO encerrava a produção do Palace Hotel atingindo a marca de 42.000 fogões ao mês.

Década de '80 - Modernização da produção e início da atuação internacional: a DAKO amplia seus horizontes :

Para a DAKO, a década de '80 revelou-se como o início da grande colheita dos frutos semeados nos anos anteriores. A empresa tornou-se a maior indústria de fogões a gás do Brasil e da América Latina e, a partir de então, a DAKO se deparou com a necessidade de uma nova mudança de rumo, caminhos mais modernos e ágeis.

Começa o processo de modernização, onde, gradativamente, a condução dos negócios passa para as mãos de profissionais altamente qualificados e especializados em segmentos. Intrinsecamente

Todo esse processo de profissionalização foi imprescindível para ampliar e consolidar a busca de um padrão de excelência da empresa junto a seus funcionários, parceiros e consumidores.

No Brasil, a década de '80 foi um período de grande instabilidade financeira, com diversas mudanças econômicas, inflação galopante e oscilações que afetavam diretamente todos os segmentos de mercado.

Porém, a DAKO soube driblar com sabedoria todos esses obstáculos, e manteve-se fiel às necessidades de seus consumidores, mostrando ao mercado uma marca cada vez mais sólida.

Com isso, novas metas e planos foram traçados, e os compromissos da DAKO renovados, projetando a empresa para um mercado futuro cada vez mais exigente e competitivo. Mesmo de olhos no futuro, a DAKO se manteve firmemente comprometida diante das necessidades diárias de seus clientes e funcionários.

Década de '90 - Mudanças não só no mercado, como nas instalações do parque fabril da DAKO :

Uma nova década, um novo Governo e novas mudanças político-econômicas que exigiam do empresariado brasileiro um "jogo-de-cintura" imediato para se adaptar ao mercado, além da criação de vantagens competitivas. Dentre essas novidades, estava a abertura à importação concedida pelo Governo Collor.

Devido a grandes transformações no mercado internacional e à globalização acelerada, muitas empresas de capital estrangeiro depararam-se com um novo rumo nas negociações. O Brasil começa a receber investimentos de empresas do mundo todo.

Esse novo caminho proporcionaria grandes conquistas mercadológicas; é nessa fase que muitas empresas começam então a expandirem-se e fundirem-se pelo mundo a procura de novos mercados.

A DAKO, passa a apostar no compromisso que envolve toda a sua cadeia produtiva. Em 1990, a empresa mudou-se para o seu novo parque fabril, ocupando uma área total de 130.000m² (40.000m² de área coberta) no Distrito Industrial de Campinas.

A nova fábrica possibilitou a unificação dos modernos processos de produção, permitindo um considerável aumento na produtividade, dentro dos mais exigentes padrões de qualidade e segurança.

Com investimentos ininterruptos na modernização do parque fabril, no aperfeiçoamento da rede de assistência técnica, atualizações dos produtos, e relacionamentos interpessoais voltados a seus funcionários, fornecedores, e clientes, a DAKO se projeta para o futuro conseguindo um novo marco.

Encabeçada por essa nova visão administrativa, a DAKO, confiante no mercado internacional começou a alargar suas fronteiras e resolve explorar outros continentes, começando assim a fase de exportações, onde em menos de oito anos, a empresa passou a fornecer seus produtos para mais de 50 países.

Dessa forma, a DAKO firmava, mais uma vez, sua capacidade de competição no mercado externo, fixação de marca e revelando excelência com relação aos padrões internacionais de qualidade.

2000 - Nova década, novo milênio e a DAKO atinge a marca de 2 milhões de fogões produzidos ao ano :

Presente no dia-a-dia dos brasileiros desde 1935, os fogões Dako sempre ofereceram qualidade, durabilidade, segurança e economia. Essa receita, além de estar diretamente aos padrões de valores da empresa, logo foi aprovada por clientes e consumidores e, hoje, faz parte da preferência nacional.

O sucesso da DAKO tem ainda outros ingredientes como: o parque industrial com padrão internacional, rígido padrão de qualidade, ampla distribuição dos produtos e excelência no pós-venda.

A empresa também faz questão de estabelecer excelência no relacionamento com seus mais de 5.000 clientes, oferecendo uma política comercial adequada e altíssima confiabilidade na entrega dos pedidos.

Em 2002, a DAKO surpreende o mercado com mais um lançamento: o Depurador Dako com Filtro Metálico. Extremamente econômico, prático e moderno, o produto é uma inovação na categoria, unindo funcionalidade e beleza em um só produto.

O novo produto apresenta três velocidades, oferecendo maior poder de sucção. Além disso, a novidade acaba de vez com o terrível cheiro de gordura, reciclando o ar e tornando-o totalmente renovado e puro.

Com a preocupação de manter clientes, consumidores e o mercado em geral sempre informados sobre seu papel, enquanto líder latino-americana na produção de fogões, a DAKO acertou na sua comunicação publicitária, posicionando a marca como um dos segredos da culinária brasileira.

E ainda no ano de 2002, a DAKO lança sua nova campanha publicitária tendo como garoto-propaganda, Rodrigo Santoro. O ator foi selecionado após uma pesquisa realizada com diversas mulheres, sendo apontado como o ideal para protagonizar o filme, tendo apelo universal e unânime dentro do grupo.

O resultado desse trabalho é claro. Hoje, a DAKO é a marca de fogões mais lembrada pelos consumidores, além de estar presente em 1 a cada três lares brasileiros. A empresa também é sinônimo de confiança para seus clientes que reconhecem a Dako não só como líder mas também como excelente parceira de negócios.

Evolução da marca Dako


Mesmo que todo esse crescimento seja motivo de muito orgulho e comemoração, esses resultados são vistos pela DAKO apenas como parte de uma história de esforço e trabalho digno, e que ainda está sendo escrita. Por isso, a empresa não se limitou apenas à produção de fogões.

A grande novidade é a linha de geladeiras DAKO, uma jogada inteligente que já começa com uma fábrica ampla e moderna, com os ingredientes que somente a DAKO sabe combinar: praticidade, beleza e valor justo.

A linha é composta por cinco modelos de geladeiras e um freezer com vários diferenciais: puxadores externos, porta-latas inteligente, paredes mais lisas e brilhantes, prateleiras personalizadas, nas geladeiras e reforçadas, botão de congelamento rápido e gavetas com dispositivo anti-queda no freezer.

Sem dúvida, este lançamento é mais um sucesso nas cozinhas brasileiras: um dueto perfeito - A única geladeira do Brasil com congelador independente - uma inovação DAKO. Este é o início de mais um capítulo na história da empresa, além de muitas outras novidades que ainda estão por vir.

Para a DAKO, evoluir, é muito mais do que um objetivo, é um compromisso com a trajetória de sucesso e com a essência genuinamente brasileira. Por isso a DAKO é "a marca do gosto do Brasil"!


Parte 1    Parte 2

Fonte:  www.dako.com.br

 

Historia do fabricante Dako - Parte 2