Publicidade

Perguntas e Respostas sobre Lavadoras de Roupas Brastemp - Parte 1

Brastemp    Eletrolux    Consul    Enxuta    Continental   Westinghouse   Atlas 

Veja também nosso site de Perguntas e Respostas sobre Eletrodomésticos

Páginas:  1    2 

P: Como tirar a panela de freio da Brastemp 10 kg?
R:A ferramenta é o SACA-CESTO vendida nas lojas que vendem peças e componentes para lavadoras e refrigeração, você pode adaptar uma ferramenta para substituir, basta ter uma barra chata de ferro para encaixar nos rasgos do suporte do cesto e bater que vai sair tranqüilo, caso não visualize os rasgos limpe bem que você consegue identificá-los, troque também o suporte do cesto, caso não tenha entendido, retorne que mando uma seqüência de como utilizar a ferramenta SACA-CESTO.

P: Máquina de lavar Brastemp antiga não enche.
Entra água na máquina e sai ao mesmo tempo e a fase de chacoalhar a roupa não funciona, como resolver ? A máquina é da marca Brastemp do ano de 1990.
R:A mangueira do dreno está mais baixo que o nível do tanque.
Coloque a mangueira a uma altura de 0,80 a 0,90 centímetro do piso.

P: Máquina de lavar Brastemp antiga não enche.
Entra água na máquina e sai ao mesmo tempo e a fase de chacoalhar a roupa não funciona, como resolver ? A máquina é da marca Brastemp do ano de 1990.
R:A mangueira do dreno está mais baixo que o nível do tanque.
Coloque a mangueira a uma altura de 0,80 a 0,90 centímetro do piso.

P: Brastemp BWQ22BBANA
Como retirar o agitador interno do eixo?
R:Caso você não tem um saca agitador, precisaria colocar água quente dentro onde fica o filtro e ir puxando para cima com cuidado.
Ele irá amolecer e soltará do eixo OK.

P: Máquina Brastemp 7 kg Advantech Wash água quente.
Minha máquina Brastemp super capacidade não esta aquecendo e está com água em excesso. Ela trasborda. Troquei a placa mas mesmo assim ela continua com o problema agora esta enrolando roupas.
R:Teste a resistência, para testá-la é só ligar direto na tomada da rede que deve ser a mesma da lavadora, caso estiver aquecendo troque o termostato de segurança, ou cabo quebrado. Caso não estiver aquecendo é só trocar a resistência. Para transbordar água, a válvula deve estar em curto, teste a válvula veja se mesmo com a lavadora desligada ela envia água ou o pressostato esta com problema (em curto) teste seu terminal, não sabe o modelo da sua lavadora, tem uma plaqueta atrás com letras e números.

P: Brastemp Clean.
A minha maquina está com muito vazamento de água em baixo. O que devo fazer?
R:Realmente seu vazamento deve ser no retentor, verifique se vaza bem no centro do tanque por baixo, se o vazamento for por aí tem que trocar o retentor e provavelmente o mecanismo todo pois vaza através do desgaste do eixo de centrifugação. Aproveita e verifica os rolamentos.

P: Brastemp Clean
Com alguns anos, ultimamente ela vem soltando uma graxa manchando as roupas. Já desmontei a máquina pois me informaram que terei que trocar a junta e rolamentos. Só que tenho dificuldades para desencaixar o tanque do eixo. Alguém pode me dar alguma dica?
R: Quanto à graxa que você disse não é, é sim resíduo de amaciantes, sabão e produtos de lavagem. Não desmonte nada além de só retirar somente o cesto de sua máquina para limpá-lo. Você observará a sujeira (graxa) que você disse que está sujando suas roupas.

P: Brastemp Clean
Não está batendo, só centrifugando.
R: Verifique a correia do motor, veja se não está folgada.

P: Brastemp (daquelas antigas)
Apresenta o seguinte defeito: Enche normalmente mas quando vai começar a lavar ela desliga.
R: Pode ser defeito do pressostato pois ele manda energia para o motor funcionar e bater.

P: Brastemp Intelligent.
Está fazendo uns barulhos muito altos, perceptíveis principalmente na função de centrífuga, parece rolamento. Alguém sabe dizer o que está ocasionando esse ruído?
R: Bastante provável que seja o rolamento.

P: Brastemp Plus
Em modo centrifugar não joga água fora. Tenho uma, e acabei de trocar o suporte do eixo do câmbio, só quando ela entra no modo de centrifugar dá para perceber que não há pressão suficiente para mandar água pra fora, quando abaixo a mangueira aí água começar sair. Estou pensando que o problema pode ser na bomba de circulação ou é outra coisa?
R: Retire a eletrobomba, limpe local de saída de água, às vezes neste local a acumulo de ferrinhos de sutiãs, clipes coisas desse gênero, desmonte a bomba, se estiver cheia de areia troque por outra.

P: Lavadora Brastemp Clear
Gostaria de saber como sacar o rolamento que está entre o cambio e o cesto, já tirei o primeiro e o outro não sai. O eixo saí para cima ?
R: Esse tipo de rolamento só será sacado se primeiramente você tirar o cesto com um (saca-cesto) exclusivo dessa máquina. Já troquei várias vezes esse rolamento e não tem outro jeito senão tirando o cesto fora. E aproveite, já que vai trocar o rolamento e troque logo o retentor pois ele causa grandes vazamentos de água na máquina e também não se esqueça de tirar o parafuso na lateral do cesto, se não tirar esse parafuso o cesto não sai.

P: Brastemp BWQ24A não está centrifugando.
Estou tendo problemas na minha máquina, onde ela faz todo o procedimento mais quando chega na hora de centrifugar, ela dá partida mais logo em seguida para.
R:Verifique se a bomba esta funcionando na hora de centrifugar se está, verifique se o fio do capacitor não está desconectado, verifique um fio azul que sai do motor e vai pra bomba. O mesmo fio azul está ligado em uma peça preta que quando a bomba é acionada esta peça preta começa a puxar uma mola fazendo o acionamento de centrifugação. Caso esteja tudo em ordem provavelmente seu defeito esta na placa eletrônica. Essa máquina tem uma programação de inicio de centrifugação descontinuada por três vezes, para melhor acomodação e equilíbrio das roupas para depois entrar no processo de centrifugação propriamente dito, atente para isto. Pode ser também uma possibilidade muito remota do freio travado na solenóide do mesmo ou o freio travando o tubo acionador do freio, mas está com toda a característica de placa eletrônica defeituosa. O kit de teste de placa eletrônica detecta a maioria dos defeitos da placa eletrônica.

P: Lavadora Brastemp.
Como trocar correia da máquina de lavar Brastemp antiga.
R:Trocar a correia dessas máquinas, na verdade é bem simples. Na parte de baixo ela tem três parafusos que seguram a caixa de engrenagens, sendo que um deles apenas fica pelo lado de fora da correia. Basta retirar este parafuso e retirar um anel largo (1,5 cm) que se abrirá a passagem da correia. Para afrouxar a correia desaperte um pouco os dois parafusos que seguram o motor elétrico e um deles permitira o deslocamento lateral do motor, afrouxando a correia. Basta então trocar a correia velha pela nova, colocar o parafuso da caixa de engrenagem e reajustar a posição do parafuso do motor elétrico, sem apertar demasiadamente a correia.

P: Rolamento Brastemp Clear.
Como faço para trocar o rolamento do "cesto" que fica na parte de baixo da máquina. Retirei a polia da correia e a trava do eixo, mas não consegui sacá-lo, fiquei observando e talvez seja necessário utilizar um sacador. Montei novamente mas o rolamento esta roncando muito e logo vai acabar travando.
R:Na verdade são dois rolamentos. Um fica na base ou suporte do motor e o outro na base do tanque e tubo acionador do cesto. Se for esse que está falando, tem que sacar primeiro o agitador, que é preso no eixo por um parafuso lateral inferior, com uma ferramenta chamada extrator ou saca agitador. Depois o cesto, preso no tubo acionador por um parafuso com uma cunha, também com um extrator ou saca cesto. Desconectar os chicotes elétricos, a mangueira do tanque, bomba e mangueira do pressostato. Retirar as varas de suspensão, quatro hastes que sustentam o tanque no gabinete, assim o tanque e a caixa de engrenagem ficarão livres. Retire esse conjunto por cima ou por baixo do tanque. Eu retiro por baixo com ela deitada. Retire a base do motor e a base do tanque e depois retire a polia da caixa de engrenagem, retire a base do motor, que tem um rolamento na base, aconselho a trocá-lo também. Aqueça levemente a base do tanque com cuidado. O rolamento sairá da base e ficará fixado no tubo ficando mais fácil de sacá-lo. Geralmente eu troco o tubo também então não precisa sacar é só substituir o tubo + rolamento. Vai depender de como estão o tubo e eixo e não se esqueça de substituir o retentor de água que fica na base do tanque.

Páginas:  1    2 

 

O conteúdo das FAQs são apenas orientativos e foram obtidas em diversos locais da web. Não nós responsabilizamos pelo conteúdo, incluindo a exatidão das respostas.

Perguntas e Respostas sobre maquinas de lavar Brastemp - Parte 1