Com ou sem frost free?

Durante muito tempo a necessidade de descongelar a geladeira para limpar foi um verdadeiro suplício para as donas de casa. Inevitavelmente, a cozinha era banhada por gelo derretido e, além da geladeira, o piso ao redor também precisava ser limpo.

Isso acontecia porque, ao longo de seu funcionamento, a geladeira propicia o acúmulo de gelo nas paredes do congelador. Em modelos pequenos, com pouca área destinada ao congelamento, era comum que o gelo ocupasse o espaço destinado ao alimentos após um longo período sem descongelar. Com isso, os usuários tinham que escolher entre perder tempo limpando a geladeira com frequência ou perder o espaço no congelador.

Para resolver este impasse surgiram as geladeiras frost free.

Sem acúmulo de gelo

O sistema de resfriamento utilizado no modelos frost free impede o acúmulo de gelo nas paredes do congelador. Durante o funcionamento do eletrodoméstico, é acionada uma espécie de bomba de calor que derrete o gelo presente nas paredes do aparelho, direcionando a água para um recipiente na parte externa do refrigerador. Esta área é aquecida naturalmente pelo funcionamento do motor possibilitando que a água evapore sem entornar e molhar as proximidades da geladeira. Assim que o processo de derretimento do gelo nas paredes é concluído, um novo ciclo de resfriamento é iniciado para garantir o congelamento dos alimentos e a temperatura abaixo de zero grau.

Essas etapas são repetidas várias vezes por dia, de forma rápida, sem prejudicar a qualidade dos produtos armazenados.

Qual o melhor para mim?

Todo modelo de refrigerador apresenta vantagens para cada tipo de família. Para quem mora sozinho ou usa pouco o congelador, uma geladeira sem frost free pode ser uma boa opção devido ao custo menor em relação aos modelos com frost free. Basta apenas se conscientizar da necessidade de descongelar o eletrodoméstico periodicamente.

Famílias grandes, pessoas com pouco tempo para os serviços domésticos e que precisam abastecer bem o congelador tem no sistema frost free um excelente aliado para economizar tempo e espaço.

Com frost free:

Sem frost free:

Não é preciso descongelar.

É necessário descongelar para limpar e evitar que o espaço interno seja ocupado pelo gelo.

Os alimentos congelados não grudam no gelo, porque não há acúmulo de gelo nas paredes do congelador.

O gelo acumulado ao longo do tempo ‘prende’ os produtos nas paredes do congelador, dificultando sua retirada na hora do preparo.

Como o ar circula com maior frequência, os odores tendem a diminuir.

Podem surgir odores desagradáveis.

Alguns modelos consomem mais energia. Fique atento ao Selo Procel.

Dê preferência aos modelos com Selo Procel – categoria A.

 

 

    Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.

Com ou sem frost free?