Ar condicionado por Tipo de Ambiente

Até pouco tempo atrás o condicionador de ar reinava quase soberano em milhões de lares brasileiros. Somente dividia espaço com ventiladores, mas ainda assim era o preferido para matar o calor.

Porém, de uns tempos pra cá, um concorrente à altura ganhou terreno: o umidificador de ar. Sabe quando você entra em um restaurante ou loja e sente o ar úmido, como se fossem pequeníssimas gotas de água? Isso é um umidificador de ar. Mas quais as diferenças? As vantagens? Veja nosso quadro comparativo e escolha o que atenda melhor à sua necessidade:

Condicionador de ar

Umidificador

Retira o ar quente do ambiente, busca o ar de fora e o esfria, o jogando para dentro do ambiente.

Não retira nem joga ar para o ambiente.

Por ter que retirar e trazer ar, gasta mais energia

Gasto de energia muito baixo

Dependendo da potência pode resfriar apartamentos inteiros ou espaços muito grandes

Alcance médio de 25m

Somente esfriam o ar

Podem esquentar o ar no frio

Preço mais alto

Preço mais baixo

Se não for bem limpo pode complicar problemas respiratórios

Como aumenta a umidade do ar, pode amenizar problemas respiratórios

Os umidificadores podem ser de três tipos:

Os umidificadores se diferem no que diz respeito à sua potência, melhor dizendo, alcance. O alcance é a área que o umidificador cobre, que é, em média, 25 metros. O consumo do umidificador é consideravelmente menor do que qualquer aparelho de ar-condicionado também. Outra vantagem do umidificador é que, como ele funciona em locais aberto, onde o ar pode circular, é a melhor opção para pessoas alérgicas.

Para ambientes amplos, o umidificador dá conta do recado muito bem. Porém, se o ambiente possui muitas paredes, como um apartamento grande, seu efeito é diminuído. A manutenção do umidificador também é mais barata e não há a necessidade de se fazer a limpeza do filtro, uma vez que não há filtro.