Café expresso ou tradicional?

Tomar um cafezinho é uma tradição brasileira. Seja no dia-a-dia, com aquele café depois do almoço para dar uma levantada para a tarde, ou em encontros com os amigos, sempre acompanhado de um bom papo. Não é à toa que o Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo.

Além disso, o que pouca gente sabe é que além de deixar as pessoas mais acordadas, o café é ótimo para a saúde. Ele oferece vitamina B e vários minerais, combate radicais livres, previne vários males e melhora a taxa de oxigenação do sangue. Mas com tantas ocasiões e tantos tipos de café, qual é o jeito que mais combina com você?

A tradição italiana

O café expresso surgiu primeiro na Itália, onde existem muitos apreciadores de café, e hoje em dia é presença garantida em todo o mundo. Nesse modo de preparo a água é passada em alta pressão pelo café moído.

Com essa pressão, se consegue uma bebida um pouco mais cremosa, chegando a ter um pouco de espuma e, como as máquinas já preparam tudo rapidamente, você sempre consegue o café na medida certa da sua xícara. Além disso, alguns modelos oferecem mais do que apenas o preparo de café, permitindo que você coloque água ou leite quente na sua bebida.

É um café mais sofisticado, ótimo para ser dividido com alguns poucos amigos depois de um almoço gostoso ou nas conversas da tarde. Também é ótimo para ser apreciado quando se está sozinho, principalmente naquelas tardes nubladas onde o friozinho pede uma bebida quente.

O jeito brasileiro

No Brasil, o modo de preparo mais comum é o café coado, que é aquele cafezinho que a gente está acostumado a tomar em casa. Nele, a água é fervida até chegar aos grãos, a mistura é filtrada e a partir daí você tem um café pronto para tomar.

O café feito desse jeito é um pouco menos denso, mas normalmente possui mais cafeína para deixar você mais acordado. Deve-se sempre usar água limpa, pronta para beber, seja filtrada ou mineral. Além disso, o filtro e o café só devem ser usados uma vez, ou podem interferir no sabor da bebida.

Por ser um café mais prático, é perfeito para quando sua casa se enche de visitas, como naqueles almoços de domingo onde a família toda está lá e ninguém abre mão de um cafezinho. E naquelas tardes onde tudo que você mais precisa é melhorar a sua atenção, é a melhor pedida por ter uma dose de cafeína um pouco maior.

Hoje em dia as cafeteiras elétricas facilitaram ainda mais o preparo destas deliciosa bebida. Além de prepararem a quantidade certa de xícaras apresentam recursos extras como timer e moedor de grãos.

Com o timer você pode programar sua cafeteira para preparar o café logo cedo, antes mesmo de você acordar. Quer melhor maneira de levantar do que com o delicioso cheiro de café fresquinho?

Já o moedor de grãos é ainda mais especial: você deposita os grãos de café em um compartimento próprio e o café é moído só na hora de ser coado. Mais fresco impossível!

Qual vai ser o melhor café para você só depende do seu estilo. O importante é ter sempre um cafezinho por perto para quando você quiser.