Frost free

Quando vamos escolher um novo produto para melhorar a nossa qualidade de vida, em primeiro lugar, precisamos entender e definir qual será a sua utilização e o quanto estamos dispostos em investir para aumentar o nosso conforto e prazer com a nova aquisição.

Refrigeradores não fogem a esta regra. Se você está pensando em dar um up-grade na cozinha e a sua geladeira tem sido motivo de dor de cabeça já que, de tempo em tempo, o tamanho do seu freezer diminui por causa do  acúmulo de gelo nas paredes; chegou a hora de você pensar na possibilidade de, investindo um pouco mais, adquirir um refrigerador com tecnologia frost free.

O que quer dizer Frost free?

O nome diz tudo, “livre de congelamento”.  Nos refrigeradores duplex , o gelo em seu congelador ficará limitado apenas às forminhas de gelo. Isso porque, nos congeladores comuns, a serpentina por onde passa o gás frio fica em torno das paredes do freezer, condensando nelas toda a umidade do compartimento. Resultado: formação de camadas de gelo por todos os lados.

Nos refrigeradores frost free duplex ou refrigeradores frost inox, por exemplo, a serpentina fica afastada das paredes e acoplada a um condensador, que ventila o ar frio e mantém o ambiente seco; deixando você livre de preocupação com a manutenção freqüente de seu espaço.

O meio ambiente agradece

As vantagens em adquirir refrigeradores novos vão além das paredes de sua casa. Tratado como assunto de utilidade pública, o governo federal lançou no último ano um programa de incentivo para que, em dez anos, dez milhões de geladeiras velhas sejam trocadas por novas.

Além de gastarem, em média, o dobro de energia em relação aos modelos mais novos, estes eletrodomésticos emitem o gás CFC, o clorofluorcarbono, prejudicial à camada de ozônio.

Refrigeradores comuns

Mas, se você está pensando num refrigerador que será utilizado apenas em eventos esporádicos – em festas, churrascos de fins-de-semana, encontros com os amigos em sua chácara, por exemplo – refrigeradores sem o recurso frost free podem dar conta do recado.

Embora a diferença de energia gasta não seja tão grande – em média, um congelador frost free gasta menos do que uma lâmpada incandescente ligada o dia todo –, os congeladores comuns novos gastam ainda menos energia e são mais baratos.

No entanto, se o seu refrigerador já passou por muitas primaveras, vale a pena investir num novo refrigerador e, além de contar com um eletrodoméstico mais silencioso e moderno, ter uma nova alegria sempre que chegar a sua conta de luz.