Sua Majestade, o Cliente!

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O papel e as responsabilidades da equipe na qualidade de atendimento

No atendimento ao cliente, o atendente e o técnico são os elos de ligação entre a empresa e o cliente. Não é mais a Maria ou o Paulo, mas a Maria e o Paulo, da empresa. Para o cliente, o atendente e o técnico são a própria empresa. Assim, atitudes negativas em relação ao cliente serão entendidas como vindas da empresa, portanto comprometendo-a como um todo.

Por isso a atitude individual de cada membro da equipe é tão importante, por que é a pessoa que faz o contato com o cliente, não a empresa.

E é a qualidade deste contato (e do serviço, é claro) a única maneira de diferenciação num mercado tão competitivo quanto o nosso. A qualidade é portanto, resultante de uma centena de pequenas ações do nosso dia-a-dia.

Os contatos com os clientes são nosso "momentos da Verdade".

Um momento da verdade é qualquer momento em que o cliente entra em contato com algum aspecto da empresa e tem a oportunidade de formar uma opinião sobre a qualidade do serviço que lhe é prestado. A satisfação do cliente será obtida com base em um momento da verdade de cada vez.

Em outras palavras, não adianta a empresa fazer uma excelente propaganda se quando o cliente liga para ela a pessoa que atende o telefone não sabe dar informações pois um outro atendente está almoçando! Este foi o momento da verdade: o cliente ligou e sua necessidade não foi satisfeita! Isso mostra que nosso contato com os clientes são de máxima importância.

Segue uma lista de exemplos de momentos da verdade:

Os clientes partem do princípio de que a empresa está preparada para cuidar das grandes coisas. São os detalhes associados à elas que fazem a diferença .

Tratamento

Um cliente bem tratado pode não ser atendido em seus objetivos, mas mesmo assim não levará uma imagem negativa da empresa. Entretanto, o inverso pode ocorrer: a empresa pode estar bem estruturada para atender o cliente, mas se não tiver funcionários treinados para proporcionar um bom tratamento, colocará em risco todo o seu investimento.

É o caso de um cliente procurando alugar uma ar-condicionado: a empresa pode estar bem estruturada para atender o cliente, mas se o colaborador não proporcionar um bom tratamento a esse cliente, ele poderá por o negócio em risco.

Algumas coisas todo cliente procura, no tratamento:

"Pecados" que você pode controlar

No contato com clientes, existem frases que podem estragar tudo. Quando um cliente reclama de um problema em algum aparelho, nunca podemos dizer frases como:

Há também atitudes que devem ser evitadas:

Respostas que ajudam

Existem frases e atitudes que sempre colaboram:

Simples

Esta palavra precisa estar na ponta da língua de qualquer pessoa que trabalhe com atendimento. Todo cliente procura um serviço que seja considerado simples/ fácil, por quem entende.

É como se fossemos a um médico: confiaria mais no que achasse seu problema simples de resolver ou preferiria um que olhasse com receio e preocupação e dissesse: "isto é complicado mas vou tentar uma solução..." Uma bom profissional tem que transmitir a segurança de quem entende o que está fazendo e não enfrenta problemas.

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Sua Majestade, o Cliente - Parte 2