Publicidade

Conserto de Máquina de Lavar Louças

1. Introdução
2. Consertos na porta e na chave
3. Consertos na válvula, no recipiente e no suporte de pratos
4. Consertos relacionados à água e ao motor

Consertos relacionados à água e ao motor

Manter os suportes do borrifador, os filtros e a bomba de água da máquina de lavar louças limpos iajudará a evitar problemas. Eis como verificar esses recursos importantes.

Limpando suportes do borrifador

Os suportes do borrifador com freqüência causam problemas, mas às vezes os furos do borrifador nos suportes ficam sujos de detergentes ou de minerais. Quando isso acontecer, os furos devem ser limpos para que os suportes funcionem de forma eficiente.

Remova o suporte inferior girando a tampa que o prende ao eixo do motor. Lave-o completamente com água e com um detergente doméstico suave. Aponte um lápis grafite e quebre a ponta. Use a extremidade quebrada do lápis para alargar os furos. Um palito de madeira para unhas também pode ser usado.

Não use palitos de dente, fósforos ou objetos de metal. Palitos de madeira leves poderiam quebrar as aberturas, causando um bloqueio. O metal poderia arranhar e alargar as aberturas. Depois de limpar, coloque o suporte do borrifador de volta no eixo do motor e gire a tampa de novo para prendê-lo no lugar. Siga o mesmo procedimento para limpar o suporte do borrifador superior.

Removendo e limpando o filtro

O filtro está localizado bem abaixo do suporte do borrifador inferior. Quando o filtro entupir com restos de comida e detergente, a máquina de lavar louças pode inundar. Em algumas máquinas de lavar louças, o filtro é um componente de plástico ou metal formado por duas metades semicirculares. Para remover esse tipo de filtro, suspenda-o. Em outras máquinas de lavar louça, o filtro é um componente único. Para remover um filtro desses, retire a tampa que prende o suporte do borrifador em seu eixo. Em seguida, remova o suporte do borrifador e o filtro.

Lave o filtro na pia da cozinha com água e um detergente para uso doméstico suave. Use uma escova dura para remover todos os detritos dos furos e das ranhuras do filtro. Enxágüe bem o filtro e substitua-o. Se parte do filtro for suspensa para a limpeza de rotina, verifique-a e limpe-a, se necessário, depois de cada lavagem. 

Um filtro entupido pode fazer que a máquina de lavar louças inunde. Limpe o filtro regularmente.
Um filtro entupido pode fazer com que a máquina de lavar louças inunde. Limpe o
filtro regularmente ou depois de cada lavagem.

Solucionando problemas de vazamentos

Se a máquina de lavar louças vazar e você souber que o problema não está relacionado à inundação do tubo ou a problemas na bomba ou na válvula de admissão, as conexões do encanamento podem estar com defeito. A maioria das máquinas de lavar louças está conectada ao fornecimento de água com encaixes de tubulação de metal, e o vazamento pode estar nesses encaixes. Se os encaixes estiverem rosqueados, aperte-os com uma chave ajustável. Se isso não funcionar, pode ser que as roscas estejam divididas ou que o encaixe esteja rachado ou danificado. Nesse caso, troque o encaixe.

A maioria das lavagens das máquinas de lavar louças usa água por meio de uma tubulação ou de uma mangueira conectada ao dreno ou à lixeira sob a pia da cozinha. Se a linha do dreno for composta por uma mangueira flexível, ela pode ter rachado por causa da exposição prolongada à água quente. Examine a mangueira. Se estiver danificada, substitua-a. Se a mangueira estiver vazando em suas conexões com a lixeira ou a máquina de lavar louças, aperte os encaixes ou grampos nas conexões ou troque os grampos. Também verifique se há vazamentos de água em volta das válvulas de admissão, válvulas de drenagem e em todos os lugares onde houver mangueiras flexíveis e conexões da mangueira. Os vazamentos podem ser interrompidos apertando-se ou trocando os grampos. Os vazamentos nas mangueiras podem ser eliminados substituindo-se as mangueiras.

Fazendo manutenção na bomba de água

Na maioria das máquinas de lavar louças, a bomba de água está localizada sob o suporte do borrifador inferior. Esse componente bombeia a água pela máquina de lavar louças. A bomba tem dois propulsores, um na parte superior e outro na parte inferior. Esses propulsores, assim como outros componentes, podem entupir com comida ou detergente. Aqui está como desmontar a bomba:

1 - Remova a tampa que prende o suporte do borrifador.

2 -  Remova o suporte do borrifador, a tela, a carcaça da bomba, um parafuso, o propulsor superior, a lâmina do eliminador de comida, uma placa de espaçador, a cobertura do propulsor, uma placa chata, um anel tórico e o propulsor inferior. Coloque as peças em ordem à medida que as desmonta para que você consiga remontá-las de forma adequada.

3 -  Limpe as peças por completo com uma solução de detergente suave. Se houver peças danificadas, substitua-as por novas, indicadas para máquina de lavar louças.

4 -  Troque as vedações, como o anel tórico ou outras arruelas, por novas.

5 -  Monte novamente a bomba, mantendo as peças em ordem.

Para alcançar a bomba de água, remova o suporte do borrifador e a tela. Em seguida, retire a carcaça da bomba. Remova o parafuso e os componentes da bomba podem ser desmontados.

Em algumas máquinas de lavar louças, o propulsor inferior funciona como uma bomba de drenagem. Esse tipo de sistema geralmente tem um motor reversível. As máquinas com motores não reversíveis têm válvulas de drenagem, conforme detalhado anteriormente. Se sua máquina possuir esse sistema de bomba propulsora e a água não for drenada da máquina de lavar louças, limpe o propulsor inferior da bomba. Pode ser que isso resolva o problema. Ou chame um técnico profissional de manutenção. 

Para alcançar a bomba de água, remova o suporte do borrifador e, em seguida, a carcaça da bomba.
Para alcançar a bomba de água, remova o suporte do borrifador e, em seguida, a
carcaça da bomba. Remova o parafuso e os componentes da bomba podem ser desmontados.

Consertando o motor

Se o motor da máquina de lavar louças apresentar problemas, não tente consertá-lo sozinho. Chame um técnico profissional de manutenção para fazer os consertos ou trocar o motor. Entretanto, antes de solicitar a manutenção, você deve se certificar de que o timer está funcionando e de que a máquina de lavar louças está recebendo energia.

Não deixe que os vazamentos de água, um ciclo barulhento, manchas de sabão ou outros problemas impeçam o uso da máquina de lavar louças. Grande parte dos problemas podem ser resolvidos por você mesmo seguindo as instruções mencionadas neste artigo.


1. Introdução
2. Consertos na porta e na chave
3. Consertos na válvula, no recipiente e no suporte de pratos
4. Consertos relacionados à água e ao motor

Fonte: www.howstuffworks.com

 

Conserto de Maquina de Lavar Loucas - Parte 4