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A Mania das Câmeras Digitais - Parte 1

Momento decisivo, quando ações acontecem

Este pequeno tutorial foi criado com a ajuda dos usuários do Fórum Adrenaline com o intuito de ajudar a vocês nossos queridos leitores e participantes a escolher a câmera que atenda melhor suas necessidades. Com uma explicação de forma bem simples para quem está começando se aventurar no velho mundo da fotografia com novos brinquedinhos a sua disposição com a chegada em massa de câmeras digitais que estão cada vez mais permitindo que várias pessoas possam participar da arte que é fotografar. Saiba o que é importante na hora de escolher sua câmera.

Introdução

Foco
   Foco é uma coisa que independentemente do resto, fará toda a diferença entre uma foto boa e uma foto ruim, para que uma imagem fique nítida a um observador, ele deve saber a distância até o objeto (coisa que nossos olhos fazem sem sequer percebermos).

   Atualmente, as câmeras geralmente fazem auto-foco, mas alguns fatores impedem o auto-foco de agir, principalmente a luminosidade da cena em questão. Geralmente no escuro as câmeras não conseguem obter o foco, uma solução de inúmeras empresas é uma pequena luz vermelha, ou laranja instalada na câmera, que ilumina a cena em questão para que o foco seja feito, e apaga antes da foto ser batida para não comprometer a imagem.

1Foco Macro
2Foco Intermediário
3Foco Infinito

Macro
   Um recurso muito comum nas câmeras digitais é o recurso chamado macro, que permite que as fotos sejam batidas a distancias muito curtas, trazendo importantes detalhes à tona, e também abrindo um novo leque de variedades de fotos. Na maioria das câmeras populares, o macro varia de 4 a 7 centímetros, mas existem modelos mais avançados (e também mais caros) que pode trazer uma distancia de até 2 centímetros, ou até 0 centímetro, o que é impressionante, além de ser dotes para poucas câmeras no mercado. Não existe muito segredo para fazer uma macro-foto, geralmente já existe um dispositivo na câmera que prepara as lentes, e depois é só utilizar como se fosse uma foto comum, lembrando de manter o assunto bem iluminado.

3

Com Macro

4

Sem Macro

Resolução
   A principal diferença entre uma câmera digital e outra, é a resolução, a quantidade de informação da imagem que a máquina consegue gravar. A resolução do CCD é medida em Pixels, e da imagem é medida pela quantidade de Pixels na largura e na altura. Uma resolução baixa, como 640x480 indica que a imagem contém 640 Pixels de largura por 480 Pixels de altura, fazendo que a impressão seja de no máximo no formato 8 por 13 centímetros, sem perda de qualidade (Pixelização, quando você começa a ver os "quadradinhos" da imagem).

   Em suma, quanto maior a quantidade de Pixels que a câmera conseguir gravar, maior será a qualidade da foto e o tamanho do arquivo, e consequentemente o resultado impresso. Vale lembrar que o preço da câmera costuma subir junto com a resolução...

 


Resolução Alta


Resolução Baixa

Zoom
   Fujam das câmeras que oferecem zoom digital imenso, pois ele não passa de um software que aproxima parte da imagem com o mesmo número de Pixels que ela tem, detonando a qualidade. Numa câmera digital de alta resolução, o zoom digital pode ajudar, mas não são lá essas coisas. Zoom de verdade é o óptico, que aproxima a imagem pelo jogo de lentes.

   Na média, o zoom óptico das digitais está na casa de 3x, o suficiente para ajudar a enquadrar melhor assunto dos quais não se pode chegar perto. Existem câmeras com zoom óptico de até 12x, quase uma teleobjetiva, ótimas para eventos com luz natural, mas não tão bom para ambientes com pouca luz.

   Algumas câmeras, como as da Sony usam o chamado Zoom Digital Inteligente, que só pode ser usado nas resoluções mais baixas, ele pega a imagem e da um Crop (Corte) nela mantendo a qualidade original só que a foto acaba saindo em uma resolução de normalmente 640 x 480.


Sem Zoom

Zoom Óptico 125 mm
Zoom Óptico 380 mm

 

Zoom Óptico 380 mm + 2.1 Digital


Zoom Óptico 380 mm + 4 Digital

Menu
   O software das câmeras digitais é rico em recursos geralmente pouco explorados. Na maioria dos modelos, o monitor LCD exibe ícones correspondentes ao recurso em uso, como o status da bateria e do flash redutor de olhos vermelhos, memória disponível, números de fotos tiradas e controle remoto. Fuçando pelos recursos, você define a qualidade da gravação, a resolução, o ajuste do branco em ambientes com luz artificial, a compensação de exposição para definir fotos ligeiramente mais claras ou mais escuras, o modo filme para gravar mini-clipes, colocar data e hora e selecionar o idioma do menu.

Memória
   Os cartões de memória flash têm a vantagem de ser removidos e transferir o conteúdo para o micro ou para impressora por meio de um leitor especial. Não existem padrões para esses cartões, que variam de tamanho e capacidade de acordo com o fabricante da câmera. As Nikons e as Canons, por exemplo, utilizam os cartões Compact Flash (CF) e Secure Digital (SD). As da Sony utilizam o Memory Stick, a Olympus, Fuji e a Hitachi ficam com o xD Picture Card, e as Kodak, também com os SD.

   De um modo geral, por questões de custo, as câmeras saem das caixas com cartões magros, de 16 a 32 MB, pouca coisa para umas fotos em alta resolução, logo, prefira cartões espaçosos e sempre tenha um a mais.

Extensão JPEG
   Praticamente todas as imagens das câmeras digitais são gravadas em formato JPEG, que comprime o arquivo com pouca perda de qualidade e é largamente utilizado na internet. É comum as máquinas gravarem com taxas de compressão em JPEG máxima, média e mínima, essa ultima pouco mais difícil de ser achada (Normal, Fine, Superfine), a compressão máxima é dada em 2 bits/Pixel, a média em 3 bits/Pixel e a mínima em 5 bits/Pixel.

   Câmeras Semi-Profissionais e Profissionais também gravam em TIF (ou TIFF), formato que preserva a qualidade da imagem sem comprimir, mas lota um cartão de memória rapidamente. Se sua câmera trabalha com os dois formatos, prefira o TIF (TIFF) e armazene as fotos no computador com esse formato. Quando quiser exibir o arquivo na internet, salve uma cópia em JPEG, sempre preservando o original para uma impressão decente.

Modos de disparos
   Os modelos mais automáticos oferecem uma série de programas que calibram a máquina para fotografar objetos próximos, paisagens, à noite, esportes e até em museus, onde há luz artificial e não se pode usar o flash para não prejudicar as obras de arte. Esses programas ajustam a abertura do diafragma e a exposição de acordo com as circunstancias. Basta girar o botão ou escolher o modo no menu e disparar.

 

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