Aparelhos Eletrônicos

 

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A Mania das Câmeras Digitais - Parte 2

Modelos de Câmeras

Câmera para Web
   Câmeras automáticas com resolução de até 1 Mega Pixel são uma ótima pedida para fotos instantâneas, layout e paginas na web. Os modelos mais simples possuem lentes de foco fixo, apenas memória interna para gravar as fotos e pouca capacidade de armazenamento, o que faz com que você tenha que baixar as fotos para o computador com mais freqüência. Na maioria desses modelos as lentes não têm zoom óptico.

   Entretanto são câmeras que costumam combinar funções de webcam. São leves e compactas e já custam menos de R$500. São ótimas para fotos que deseje exibir na internet, ou para fazer aquele flagrante sem intenções de imprimir. Se a grana for curta para pegar uma câmera melhor, tente conseguir um cartão de memória de maior capacidade.

Câmera Intermediária
   Se a sua intenção for imprimir suas fotos, isso só será possível com uma câmera de resolução igual ou superior a 2 Mega Pixels. Nessa escala, é possível ampliar fotos em 20x25 centímetros e colocar na parede da sua casa, ou em porta retratos, que a qualidade não vai te decepcionar. Os modelos dessa faixa armazenam as imagens em mídias removíveis, como cartões de memórias flash e mini-CDS, evitando o desgastante ato de descarregar as fotos no computador frequentemente.

   A maioria possui zoom óptico em torno de 3x e baterias com mais autonomia. Por volta de R$700, é possível adquirir uma boa câmera de 3MP.

Câmera Semi-Profissional
   Essas câmeras estão na faixa de 5MP, para pessoas mais exigentes em qualidade de imagens e recursos. Dá conta de fotos até maiores que 30x45 centímetros. Essas são as câmeras que costumam apresentar ajustes manuais, baterias capazes de suportar algo em torno de 300 fotos, LCDs maiores, lentes mais claras e intercambiáveis, botões para ajustes rápidos e saída para flash externo. Mas tudo isso tem um preço: Algo em torno de R$1.500, ou mais.

- Visores

Óptico
   Semelhante aos das câmeras convencionais, o visor óptico exibe o que a lente está vendo e demarca a área da foto. Mas, como é pequeno, pode dificultar a composição da cena. Em algumas câmeras o visor óptico agrega uma micro lâmpada que, logo após que o obturador é pressionado, fica verde quando a câmera se encontra em boas condições de luminosidade para a foto. E mais: Se você tem deficiência visual, procure os visores que tem ajustes para diotropia, que dispensam óculos.

Monitor LCD
   Marca registrada das câmeras digitais, o visor de cristal liquido garante um tamanho maior que os visores ópticos, oscilam atualmente entre 2,8 e 5 centímetros na diagonal, o LCD facilita na composição da imagem, a decisão de corte, a revisão das fotos tiradas e a escolha nas opções do menu. Como um monitor LCD normal, pode ser calibrado, o que tanto propicia um ajuste mais fino na exibição da imagem quanto causa distorções que só serão percebidas na tela do micro ou na impressão.

   Sendo assim, se não tiver certeza, não mexa na configuração. O ponto negativo do LCD fica para o alto consumo de energia. Quando a bateria estiver pela metade, poupe energia desligando o LCD.

- Lentes

Normais
   As câmeras mais comuns, são equipamentos com lentes normais, que captam a imagem de forma mais próxima à do olho humano e possuem distancia focal entre 35 e 60 milímetros. Não são das mais luminosas, apresentando uma abertura máxima para a luz em relação a distancia focal em torno de F/3.5. Lembre-se de que quanto menor for a abertura, mais clara será a foto e menor será a dependência do flash em ambientes com pouca luz. Prefira câmeras com lentes de grande variação de distância focal, para bater fotos em diferentes condições.


Lente Normal

Com Zoom
   Lentes com zoom óptico aproximam-se do assunto, mas não são tão poderosas quanto as teleobjetivas, e tendem a ser escuras. Na equivalência com as câmeras convencionais, a distancia focal das lentes com zoom das digitais varia hoje de 36 a 144 milímetros, com abertura em torno de F/2.8-5.6, o que já é bem razoável.

Teleobjetivas
   Se você pretende tirar uma foto daquele raro pássaro que se assusta com o menor movimento, o negócio é ficar bem longe e usar uma teleobjetiva. Elas possuem distancia focal ente 60 e 500 milímetros. São com teles de 300 milímetros que os fotógrafos profissionais conseguem registrar sensacionais gols num estádio de futebol. E por serem uma aparelhagem mais séria, somente algumas câmeras semi-profissionais e as profissionais estão aptas a usá-las.

Grande-Angular
   Na equivalência com as câmeras convencionais, as lentes das digitais nem chegam perto de uma grande-angular. Essa lente de distancia focal abaixo de 35 milímetros abrange um campo de visão bem amplo e produz ótimas fotos paisagens. A grande-angular integra o assunto com o fundo, deixando vários planos bem nítidos.

   Pena que a maioria das câmeras intermediaria não aceite lentes intercambiáveis. Ao escolher uma câmera com zoom, prefira a que oferece variação da distancia focal mais ampla (algo como 36 a 144 milímetros) e abertura máxima de menor valor (F/1,8 seria muito bom).


Lente
Grande-Angular

 

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