Aparelhos Eletrônicos

 

Tudo o que você gostaria de saber sobre DVD - Parte 3

Parte 1        Parte 2        Parte 3        Parte 4        Parte 5        Parte 6       

O que é saída componente ? (Component)
É um tipo de conexão de vídeo que proporciona maior nitidez da imagem que vem nos televisores mais sofisticados e nos aparelhos de DVDs, principalmente nos fabricados após fevereiro de 1999.
A Saída componente separa o sinal de vídeo em três e é uma evolução do conector S-Video e Composto.

O que é compressão de sinal?
É o método de redução do volume de dados, com perdas ou não, que permite que grandes quantidades de informação trafeguem por canais limitados ou sejam armazenados em mídias com menor capacidade.

Qual as diferenças entre o disco de DVD e CD?
No tamanho, nenhuma; mas no armazenamento de informações
a disparidade é muito grande. Confira no quadro ilustrativo.

CARACTERÍSTICA DVD CD
Diâmetro do disco (mm) 120 120
Espessura do disco (mm) 1,2 1,2
Camadas de dados Uma ou duas Somente uma
Capacidade de armazenamento de dados 4,7 a 17 GB 680MB
Canais de som Máximo de 8 Máximo de 4
Duração Vídeo e áudio:
133 minutos,
Somente áudio:
540 minutos,
em um único lado e
uma única camada
Somente Áudio:
74 minutos.


Quantas legendas cabem num filme no formato DVD?

A maioria dos DVDs lançados no Brasil trazem três legendagens, nos idiomas português, inglês e espanhol. A Universal, que tem seus filmes em DVD distribuídos no Brasil pela Columbia, está lançado seu discos com seis legendas: português, espanhol, inglês, chinês, coreano e tailandês. Acreditamos que no futuro bem próximo os discos de DVD virão com até 32 legendas, pois é essa a capacidade de armazenamento que o formato permite.

É bom lembrar que o custo de tradução e legendagem fica em torno de R$ 1 mil por idioma e que o acréscimo de mais legendas pode influir no preço final dos discos de DVD.

Quantas dublagens cabem num discos de DVD?
Até oito dublagens. Quando o filme é lançado em DVD e VHS as distribuidoras estão colocando a mesma dublagem em português, a original e no máximo mais uma, o espanhol. Está crescendo o número de filmes que estão vindo também com o francês.

O que é autoração de DVD?
Autoração de DVD é o processo no qual as mídias como vídeo, áudio, legenda, tela gráfica, imagem e animação gráfica são tratadas, codificadas e integradas através de programação para gerar o pré-master, que é utilizado para replicar os discos de DVD.

O que é região 4 e região 1?

Odiada principalmente pelas pessoas que costumam comprar discos de DVD importados pela Internet, o Region Coding foi motivo de grande polêmica quando do lançamento da tecnologia do DVD, pois os fabricantes de aparelhos (DVD Player) se recusavam a aceitar as exigências dos estúdios cinematográficos, e estes, por outro lado, não queriam liberar seus filmes no novo formato se a Region Coding não fosse implantado na fabricação dos aparelhos e na replicação dos discos.

O grande temor dos estúdios americanos era que, devido a perfeição do DVD, a pirataria copiasse filmes de um DVD para master Betacam e daí para VHS, colocando no mercado de vídeo filmes que ainda não estivesse nos cinemas e home vídeo.

Outro fator prejudicial para os estúdios é a importação de filmes em DVD dos Estados Unidos, prejudicando acordo de distribuição local por empresa independente ou representada.

O Region Coding protege em parte os cronogramas de exibições cinematográficas internacionais. A distribuição do DVD sem autorização local pode prejudicar o lucro das salas de cinema, por isso os estúdios pediram que o mundo fosse dividido em regiões, e assim, títulos de uma região só reproduz discos de DVD em aparelhos fabricados para aquela região. A codificação regional protege ainda outros interesses econômicos.

A empresa que detém os direitos de comercialização de um filme nos EUA, pode não ter os direitos de comercialização no resto do mundo. O Titanic foi um bom exemplo dessa situação de co-produção entre a Paramount e a Fox, enquanto uma tem os direitos de exibição nos cinemas e comercialização em home vídeo nos EUA, a outra o comercializou o filme no resto do mundo.

É bom lembrar que muitos títulos, principalmente de empresas independentes, saem sem Region Coding, também chamados de "região 0" (zero) ou ainda ALL. Isto contraria totalmente as exigências dos estúdios. O Region Coding criou seis regiões, representadas no mapa abaixo. É importante lembrar que os discos com o Region Coding ALL podem ser reproduzidos em qualquer aparelho, seja ele da região 1 (Estados Unidos) ou 4 (América Latina, Austrália e Nova Zelândia).

Porque se usa o termo replicar DVD e não copiar?
Quando o o DVD foi desenvolvido, o homem conseguiu unir, num pequeno disco, a arte, a ciência e a tecnologia. Os discos de DVD, depois de prontos, possuem a mesma qualidade de som e imagem que a matriz usada para sua fabricação. Daí os especialistas afirmarem que no DVD não existem cópias e sim réplicas. Foi devido a essa perfeição que os estúdios de cinema ficaram preocupados com a pirataria. Está aqui a origem do Region Coding .


O que é Parental Guide ou Movie Rating System?

Esse é um guia criado pela MPAA – Motion Pictures Association of America, entidade que reúne os grandes estúdios de Hollywood. O símbolo do Parental Guide é facilmente reconhecido em todas as embalagens de DVD, principalmente dos grandes estúdios, onde orienta os pais sobre a faixa etária recomendada para se assistir aos filmes.

No Brasil, o ministério da Justiça pretende adotar um controle mais rígido, exigindo que as distribuidoras de cinema e vídeo sejam mais rigorosas na qualificação da faixa etária nos filmes. Com a chegada do DVD, a primeira distribuidora a adotar o Parental Guide da MPAA foi a Warner Home Vídeo (veja tabela).

A Versátil Home Vídeo adotou um modelo mais rígido, inspirado nos países conservadores da Europa, indicando na embalagem detalhes como, por exemplo, se o filme contém cenas de sexo, racismo e uso de drogas.

Parental Guide: É um sistema voluntário de ranqueamento de filmes para o mercado americano.

G - General Audiences Filmes tipo sessão da tarde ou para a família.
PG - Parental
Guidance Suggested
Algumas cenas podem não ser adequadas para crianças.
PG -13 - Parents
Strongly Cautioned
Algumas cenas são impróprias para menores de 13 anos.
R - Restricted Menores de 17 anos requerem acompanhamento dos pais ou responsável.
NC -17 - No One 17
and Under Admitted
O filme contém cenas somente para público adulto. Os pais precisam ler a sinopses e saber mais sobre o conteúdo para não permitir que crianças assistam ao filme. Desaconselhável para menores de 17 anos mesmo acompanhado por adulto.

Fonte: MPAA

Tudo o que voce gostaria de saber sobre DVD - Parte 3