Aparelhos Eletrônicos

 

Tudo o que você gostaria de saber sobre DVD - Parte 4

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Quais estúdios e fabricantes desenvolveram a tecnologia do DVD?

Warner Bros. foi o grande estúdio de cinema que assumiu a defesa de uma nova tecnologia a ser criada para substituir o VHS. O presidente da Warner Home Video , Warren Liebenfarb, é conhecido como “o pai do DVD,” pois foi ele quem enfrentou sozinho a resistência por parte dos outros estúdios que, inicialmente, rejeitavam o DVD. Da parte dos fabricantes de aparelhos, a Toshiba teve sua tecnologia e argumentos reconhecidos pelas outras empresas.


Quem são os pioneiros do DVD no Brasil?

No Brasil a primeira empresa a lançar um aparelho de DVD foi a Gradiente, em 24 de agosto de 1997, poucos meses depois de ter sido lançado nos Estados Unidos.

O DVD-5000 era importado da Coréia e reproduzia discos de todas regiões. A Visom, do Rio de Janeiro, fez a primeira autoração para uso promocional da série A Vida Como Ela É , de Nelson Rodrigues, que a Rede Globo exibiu no programa Fantástico.

A Microservice foi a responsável pela replicação. O primeiro filme lançado foi Era Uma Vez na América, de Sérgio Leoni, pela FlashSTar. A CareWare Multimídia foi a responsável pela pré-masterização e autoração.

Por que no processo de produção de DVD existem a pré-masterização e a masterização?
Toda cadeia de produção de DVD é extremamente complexa e envolve sistemas de alta tecnologia. A pré-masterização é o processo no qual é gravada uma fita de dados com a imagem final do DVD gerada pela empresa de autoração. Já a masterização é um processo industrial feito pela empresa que faz a replicação na qual são gerados os stampers ou moldes onde são injetados os discos.


Sistemas de Vídeo (PAL, NTSC, SECAM)
O DVD Video possui o mesmo problema NTSC x PAL, comuns nas fitas VHS e no Laserdisc. O vídeo em MPEG é armazenado no DVD em formato digital, mas ele é formatado para um dos 2 sistemas (que são incompatíveis): 525/60 (NTSC) ou 625/50 (PAL/SECAM). Há três diferenças entre esses formatos de vídeo:

1 Resolução da tela (720x480 vs. 720x576)
2 Quadros por segundos (29,97 vs. 25)
3 Áudio (Dolby Digital vs. MPEG)

Os filmes de cinema são produzidos a 24 fotogramas por segundo, mas ele é pré-formatado para um dos dois formatos (29,97 ou 25). Filmes formatados para o sistema PAL, normalmente são 4% mais rápidos, por causa da alteração dos quadros por segundo, portanto, o áudio também deve ser alterado antes da codificação para não ficar fora de sincronismo. Alguns aparelhos podem tocar discos em NTSC, outros podem somente tocar em PAL e muitos poucos permitem ambos.

Todos os aparelhos DVDs vendidos nos países que usam o sistema PAL tocam ambos. Esses aparelhos multi-sistemas convertem parcialmente o NTSC para um sinal de 60hz PAL (4.43 NTSC), mas isso requer uma TV que possa trabalhar com esta freqüência.

Neste caso o aparelho usa a codificação de cor do PAL 4.43 mas mantêm a taxa de varredura de 525/60 NTSC. A maioria das TVs PAL modernas podem trabalhar com este tipo de sinal.

Alguns aparelhos PAL multi-sistemas possuem uma saída real 3.58 NTSC (525/60 NTSC), a qual irá requerer uma TV NTSC ou um transcoder NTSC-PAL. Em 1999 a Sansung e outras lançaram aparelhos que convertem de 525/60 NTSC para o padrão PAL.

Uma coisa que se deve ter em mente é que há uma perda na qualidade da imagem quando se muda de um sistema para outro. Apenas um pequeno número de aparelhos DVD NTSC podem tocar discos no formato PAL.

A maioria dos aparelhos DVDs para computador podem tocar ambos formatos de vídeo e de áudio, sendo chaveados via software. Às vezes consegue-se ver a imagem apenas na tela do micro, quando se chaveia para a TV, a imagem pode perder a cor ou ficar rodando.

Tudo o que voce gostaria de saber sobre DVD - Parte 4