Publicidade

Perguntas e Respostas sobre refrigeradores Brastemp

Brastemp       Eletrolux       Consul        Continental      GE      Diversos

Veja também nosso site de Perguntas e Respostas sobre Eletrodomésticos

P: Mau funcionamento na Frost Free Zyrium.
Nos últimos meses venho tendo problemas com minha geladeira, primeiramente passou a disparar as sinalizações sonoras (bip) e visual (led) do painel e a mesma não gelava no freezer e geladeira formando gelo no fundo do freezer.
Troquei o bimetal e a mesma passou a gelar. Poucos dias depois, voltou a disparar as sinalizações do painel, mas o freezer estava normal e a geladeira é que não estava gelando direito. Desta vez troquei o sensor de temperatura e verifiquei a resistência de degelo (ok) e se o bimetal estava atuando (ok). Novamente, após um pequeno período, na geladeira passou a aparecer poças d'agua nas prateleiras todos os dias proveniente de uma fresta em uma peça plástica na frente do teto da geladeira.
R:Primeiramente, deixe o dreno completamente limpo, após isso, verifique se a caixa do damper, onde vai o termostato não está com isolamento encharcado, se estiver terá que substituir. Você vai ter que adaptar uma resistência no dreno, a Boch utiliza esse método, e uma resistência nos dutos de ar, no fundo da canaleta, ali o degelo falha, ocasionando bloqueio, de 15 em 15 dias, não existe uma solução certa pra isso, a não ser que você substitua o gabinete. Problemas assim, eu pego semanalmente, ai vai de cada técnico achar suas próprias soluções.

P: Refrigerador frost free
A minha BRM43 já troquei o mais barato (o bimetal) e a geladeira voltou a funcionar normalmente por alguns dias, mas depois os problemas voltaram: tem gelo no fundo do freezer, parou de gelar a parte inferior, e os LEDs piscam a 4Hz. Penso que, se funcionou por alguns dias, posso concluir que a resistência de degelo deve estar funcionando (às vezes ouço barulhos que imagino ser de blocos de gelo quebrando). O que devo atacar agora, o módulo de potência? ou o sensor de temperatura?
R:BRM43 - BRG43 - BRN43 - BRE43 - BRM37 - BRM33 - BRH41 - CRM42- Entre outros, o alarme acionado e as luzes do painel do refrigerador piscando num intervalo de 40 vezes a cada 10 segundos (4hz), sensor do modulo com defeito, pode substituir!

P: Geladeira BRJ36A
Quando conecto a rede elétrica, ela funciona por alguns minutos e para. Simplesmente desliga, como se tivesse um sistema de proteção contra alta temperatura ou coisa assim. 
R:Você tem que medir a amperagem, o compressor trabalha na faixa de 1,1 a 1,3 amperes. Na partida do compressor será 7 vezes esse valor, acima disso, é alta amperagem, ou seja, o motor elétrico está em curto, abaixo disso, o motor esta sem arranque. Em alguns casos é possível adaptar um capacitor eletrolítico de 149 uf, melhora. Também fique atento ao relé de partida, pois muitas vezes apresenta problema.

P: Brastemp Clean Zyrium
Tenho uma Geladeira há aproximadamente 7 anos e minha esposa tem observado que a Placa localizada no fundo da geladeira (atrás das prateleiras), apresenta um gotejamento constante. A água é direcionada para uma caneleta que fica embaixo desta placa. Pergunto: 
1-)Este gotejamento é resultado de degelo? E porque ele acontece? 
2-)A água desta canelata vai pra onde? 
3-)Tenho que chamar um técnico pra fazer alguma verificação na geladeira? 
R:Esse gotejamento constante é sinal que o aparelho esta fazendo degelo, portanto não pode sair da canaleta, caso contrario o dreno está obstruído. Ocorre por dois fatores:
1- Quanto menor a formação de gelo, maior é a temperatura do refrigerador.
2- Aumenta as condições de armazenamento dos produtos no refrigerador, devolvendo a umidade aos produtos, aumentando assim a vida útil dos mesmos, sem ter ressecamentos em frutas, legumes, etc!! A água da canaleta corre pelo dreno, se dirigindo a uma bandeja, que fica em cima do compressor, ou dentro de um condensador, ali ela é evaporada com o calor. Acredito que seu aparelho está funcionando corretamente, não há motivos pra chamar um técnico.

P: Brastemp Frost Free não desliga
Comprei uma geladeira Brastemp Frost Free, liguei ela, mas não quer desligar, isso é normal?
R:Seu aparelho não vai desligar enquanto não atingir a temperatura, ideal é você aumentar o dispositivo de temperatura, por 24 horas, após isso diminua, terá que desligar. Caso contrário, termostato, falta de gás no sistema, etc., deverá ser analisado.

P: Geladeira Frost Free Brastemp.
Está demorando horas pra desligar e quando desliga logo liga e fica horas de novo pra desligar.
R: Se ela permanece muito ligada, vai congelar os alimentos. Então vamos por etapas, primeiro veja se o evaporador está gelando por completo, se é isto que acontece não é problema de gás. Se está gelando o congelador todo e a parte de baixo também gela (coloque um termômetro para medir a temperatura na parte de baixo), então o problema é no termostato. Se o evaporador está gelando por completo e a parte de baixo não, verifique se está bloqueado, em caso positivo o defeito está em um destas peças: resistência, minuteria, bimetal, termostato ou até mesmo no módulo de potência.

P: Frost Free Brastemp. A geladeira não degela automaticamente. Quando acumula gelo no freezer, a parte de baixo quase não gela. Tenho que desligar para que o gelo derreta. Me disseram que é preciso trocar a resistência.
R: Se a resistência estiver queimada, não ha duvida que ocorre bloqueio no Evaporador, porém, tem que verificar se é isso mesmo. Pode ser timer não entrando em degelo, bimetal, enfim o correto é fazer uma análise em todo circuito elétrico. Recomendo solicitar uma visita de um técnico.

P: Geladeira Brastemp Duplex BRM40DBBNA.O motor não está entrando em operação, mas ao tentar entrar faz um ruído forte, tipo estalo, e fica nisso.
R: Se aparelho utiliza um compressor de 1/5 hp, ele opera com 1,3 A, em regime de trabalho. Porém no arranque, ele chega atingir 7x esse valor, se ultrapassar, é por que uma das bobinas do compressor esta em curto-circuito, se estiver abaixo disso, um capacitor de 149 uf, soldado no relé, melhora a partida. Para isso, deve medir a corrente com um alicate amperímetro. Esse estalo que você ouve, é porque o compressor esta desarmando pelo protetor térmico, independente de alta amperagem ou baixa amperagem, ele vai desarmar. O compressor só vai funcionar se a amperagem de arranque e de trabalho estiver corretas.

P: Brastemp frost free 330
O aparelho começou a não refrigerar a parte de baixo regularmente, só que a parte de cima faz gelo normal. Chamei um técnico para dar uma olhada e ele disse que tenho que trocar duas peças que fica atrás do congelador. Chamei outro técnico e este disse que tenho que trocar as duas peças e mais uma que fica na parte de trás da geladeira perto do motor. Estou em dúvidas em que devo acreditar.
R: As duas peças solicitadas pelo primeiro técnico, possivelmente seja o bimetal e o sensor de degelo, porém, se foi detectado falha de funcionamento, devem sim ser substituídas. O módulo de potência custa caro, tem que ter certeza que está com defeito.

 

O conteúdo das FAQs são apenas orientativos e foram obtidas em diversos locais da web. Não nós responsabilizamos pelo conteúdo, incluindo a exatidão das respostas.

Perguntas e Respostas sobre refrigeradores Brastemp