Publicidade

Perguntas e Respostas sobre refrigeradores Consul

Brastemp       Eletrolux       Consul        Continental      GE      Diversos

P: Duplex da Consul
A geladeira ao desligar faz um muito barulho. Indicaram dar uma olhada na bandeja que fica atrás da geladeira, já retirei ela e persiste o barulho. O funcionamento da geladeira é perfeito, gela muito bem.

R:Verifique se o barulho é no compressor, provavelmente quebrou uma das molas que seguram o compressor se você não se incomodar com o barulho esse compressor ainda vai durar muito.

P: Duplex Consul
Minha geladeira não desliga. Tenho uma geladeira desde 1992, ela sempre foi ótima, mas de um tempo para cá, ela não desliga o motor, fica funcionando 24 horas por dia. Além disso, agora se ouve, de outro cômodo, o barulho que ela faz enquanto está ligada. Eu gostaria de saber se tenho que mandar trocar o motor por um novo, ou se é possível recondicioná-lo.

R:Verifique se o botão do termostato não está na posição muito alto, verifique se está formando uma camada de gelo na placa fria, se tiver com muito gelo procure primeiro trocar o termostato que e mais barato do que o motor. Evite colocar um motor recondicionado, a não ser que você tenha certeza que a recondicionadora do motor seja uma boa empresa.

P: Freezer Consul Pratice 410

Congelando apenas no freezer, não passando para a parte de baixo.

R: Se seu aparelho tem o timer de degelo na base à esquerda ao lado do compressor, experimente dar uma rotação completa no mesmo, pois às vezes pode ter travado.

P: Consul Frost Free

A geladeira está gelando com –12ºC na parte do freezer, o que eu estou achando pouco, ela recebeu gás refrigerante a pouco tempo. Percebo que um dos tubos, provavelmente de retorno ao lado do compressor, esta muito frio. Estou supondo que está com gás em excesso. É possível? A corrente do motor está em 2,3A. O normal seria 2,5 A.

R: Essa temperatura não esta certa, esvazie o compartimento do Freezer, e faça uma nova medição de temperatura, na posição mínima, o Freezer tem gelar –18ºC. Muitas vezes, quando se recarrega o aparelho, devido a alta temperatura dos produtos, ele demora um pouco para atingir, mas dentro de 24 horas tem que apresentar isso. Os aparelhos que utilizam gás 134 a, se não for pesado podem apresentar excesso, mas no seu caso, se não estiver apresentando gelo no retorno, o fato de estar gelado, não influência em nada.

P: Consul Duplex

O aparelho tem 15 anos e está apresentado um barulho, como um arranque de partida de um carro. Faz este barulho uma única vez a cada 30 minutos. O pessoal da assistência disse que tem que trocar o Compressor e quer cobrar R$ 500,00 pelo serviço, o compressor novo será um Embraco com 2 anos de garantia. É este mesmo o problema ? O preço é este mesmo ou está caro?

R: Você tem uma super geladeira e não sabe. O aparelho é melhor que muitos aparelhos novos em termos de espaço e resfriamento. O ruído que você está ouvindo é do compressor de fato, são as molas de suspensão. Provavelmente o compressor é original ainda. Se o Evaporador estiver em bom estado, vale a pena sim substituir por outro. Quanto ao valor, está dentro do preço de fato, até por que você terá 2 anos de garantia.

P: Consul Biplex

Estava com o motor ruim com quase 20 anos de uso. Levei o produto num técnico para trocar o motor. Ele trocou, está tudo ok, mas tem uma coisa que está me incomodando, pois pode ser um indício de serviço mau feito. Ela está fazendo bastante barulho dentro dos canos, aquele barulho do líquido passando dentro dos tubos. Sou leigo, portanto não sei se estou dizendo besteira, se aquilo é gás e não líquido. Mas enfim que tem um barulho de água passando, principalmente no congelador, mas também um pouco na parte de baixo. Minha dúvida: é normal ela ficar fazendo sempre esse barulho?

R: Esse ruído que está ouvindo nada mais é do que o próprio fluido na fase liquida (gás), expandindo, nada de anormal. Quanto ao barulho na placa fria, essa é novidade pra mim. Quando se instala um compressor, deve ser feito todo um processo de remoção para a limpeza no sistema, sujeiras provenientes do outro compressor, gases não condensáveis, borras das bobinas queimadas e principalmente o óleo contaminado, porque o novo compressor já vem com a quantidade correta de óleo de fabrica. Feito esse trabalho o único ruído que ouvirá é do fluido evaporando. Em alguns casos, com uma carga de gás incorreta, pode vir a surgir barulhos, principalmente quando o compressor religa automaticamente, por esse motivo, acho que você deve pedir para o seu técnico verificar o funcionamento do aparelho.

O conteúdo das FAQs são apenas orientativos e foram obtidas em diversos locais da web. Não nós responsabilizamos pelo conteúdo, incluindo a exatidão das respostas.

Perguntas e Respostas sobre refrigeradores Consul